Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

Conferência da Cátedra Edward Saïd ocorre no dia 28 de outubro às 17h

Escrito por Paula Garcia
Imagem anunciando uma conferência com fundo bege e texto roxo, destacando o título sobre amor, erotismo e niilismo. Apresenta o palestrante Prof. Dr. Reinaldo Furlan e logotipo da UNIFESP comemorando 30 anos.

Conferência: A questão do amor e do erotismo para uma política do “comum” diante do niilismo contemporâneo

Conferencista: Prof. Dr. Reinaldo Furlan (Professor Associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)

A abstração da vida por uma racionalidade instrumental e sua mercantilização, ambos para fins de produção e reprodução do capital no mundo, hoje globalizado, não poderia senão nos levar à situação de risco que vivemos diante da iminência de uma catástrofe climática e da corrosão dos nossos laços afetivos e sociais. Naturalmente, termo que aqui, além de advérbio de modo, tem a função de adjetivo, a vida sofre as consequências desse estado de coisas que ela mesma produz, o que significa que a vida pode errar nos caminhos com os quais procura se realizar ou, simplesmente viver, no seu modo humano histórico e social. Dito de outra forma, é o sofrimento que resiste, na vida, ao que não se pode ou não se deve fazer dela na sua realização e aventura no mundo, quando o sofrimento não faz parte da finitude ou condição inerente ao ser humano, naquilo que ele compartilha, também, com a vida animal. Ou, é o sofrimento que atesta para a vida aquilo que não vai bem, e o papel da crítica é apontar para a direção do que seria seu estar bem ou melhor, em outro estado de coisas. Embora relegados a partir da modernidade a uma dimensão da vida privada, o amor e o erotismo no parecem indicar a melhor porta de saída política para estado de crise da vida atual. Não é apenas na fenomenologia que vemos essa indicação de forma implícita ou explícita em seus autores. Hardt e Negri, passando pelas filosofias de Spinoza e Deleuze-Guattari, mas também de Merleau-Ponty, ressaltam diretamente a importância do amor para uma política do “comum” como alternativa à sua degradação no capitalismo. Jean-Luc Nancy e Roberto Esposito, com os pensamentos de Heidegger, Bataille e Blanchot, também ressaltam a importância do amor e do erotismo para um conceito renovado de comunidade, após sua degradação e consequente suspeita com as experiências totalitárias do nazismo e do fascismo no contexto da Segunda Guerra Mundial. De modo que o tema nos parece extremamente atual e relevante.

Serviço:
Ciclo de Conferências 2024 - Cátedra Edward Saïd
Data e horário: 28 de outubro às 17h
Acesse aqui para assistir
Inscrições

Conheça o site da Cátedra Edward Said, onde estão disponíveis os vídeos dos webinários e workshops realizados, a versão digital da revista Exilium e demais notícias da cátedra.