Dia dos Povos Indígenas: Crianças registram seu cotidiano no LindiFlix
Site criado por estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da Unifesp reúne vídeos que convidam à imersão na cultura e no dia a dia das aldeias de São Paulo
- Detalhes
- Categoria: Destaques
- Acessos: 22

No Dia dos Povos Indígenas, uma iniciativa dos(as) estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de São Paulo (Lindi/Unifesp) convida o público a mergulhar na cultura e no cotidiano das aldeias indígenas de São Paulo. O LindiFlix, é um site que reúne vídeos produzidos ao longo de 2024, proporcionando um olhar autêntico sobre as vivências das comunidades originárias.
Ara Mirim (Suryan) da Aldeia Takuari-ty e Karai Mirim (Edson) da Terra indígena Amba Porã (Imagens: Rodrigo Vera Mirim da Silva e Edson Rodrigues)
A grande singularidade do projeto está na autoria dos conteúdos. As próprias crianças indígenas registram seu dia a dia, compartilhando conhecimentos, brincadeiras e experiências comunitárias. Com isso, o LindiFlix se torna mais do que um acervo audiovisual, é um espaço de valorização das narrativas indígenas e de fortalecimento da identidade cultural.
Aldeia Rio Silveira e Aldeia Kopenoti (Imagens: Leonardo Edileno Wera Tupã Macena e Adão Alves)
A plataforma permite que o público conheça a diversidade dos povos indígenas de São Paulo por meio de uma perspectiva interna, afastando estereótipos e aproximando as diferentes realidades. Trata-se de um convite para aprender com aqueles que vivem e preservam esses saberes ancestrais.