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Evento marcou a entrega oficial dos produtos desenvolvidos pela Comissão Assessora do Novo Instrumento Institucional de Avaliação do Ensino Superior

Escrito por DCI

A imagem mostra um grupo de aproximadamente 30 pessoas posando para uma foto em um ambiente interno, provavelmente uma sala de conferência ou auditório. Ao fundo, há uma tela de projeção com uma apresentação exibida, indicando que o evento está relacionado ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao Ministério da Educação (MEC) e à avaliação da educação superior. O grupo é formado por homens e mulheres de diferentes idades, todos bem vestidos, em trajes formais e semiformal. Eles aparentam estar felizes, sorrindo para a foto, sugerindo que o evento foi positivo ou celebrativo. A maioria está de pé, enquanto alguns estão levemente agachados na frente para melhor se posicionar na imagem.(foto: arquivo pessoal) 

Na terça-feira (13/05), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sediou um evento sobre o futuro da avaliação da educação superior no Brasil, realizado no Auditório Ieda Maria Longo Maugeri, na Reitoria. Organizado em parceria com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o encontro marcou a entrega oficial dos produtos desenvolvidos pela Comissão Assessora do Novo Instrumento Institucional de Avaliação do Ensino Superior, criada por meio da Portaria nº 453, de 25 de outubro de 2024.

A cerimônia contou com a presença do diretor da Daes, Ulysses Tavares Teixeira, e reuniu pesquisadores(as), avaliadores(as) institucionais e gestores(as) acadêmicos(as) de todo o país que fizeram parte da comissão. A comissão foi composta por 33 especialistas provenientes de diversas regiões e áreas do conhecimento, com trajetória consolidada em processos avaliativos conduzidos pelo Inep, bem como atuação referenciada em suas respectivas áreas. O trabalho metodológico, iniciado em novembro de 2024, envolveu uma combinação entre reuniões plenárias e grupos temáticos, estruturados em torno dos principais eixos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei nº 10.861/2004, o Sinaes propõe a avaliação integrada de instituições, cursos e estudantes, com o objetivo de assegurar a qualidade da educação superior, orientar sua expansão e promover maior efetividade acadêmica e responsabilidade social.

O instrumento vigente até então, de 2017, embora representasse um avanço em termos de organização dos critérios avaliativos, apresentou necessidade de reformulação ao longo dos últimos anos. A nova proposta desenvolvida pela Comissão Assessora inaugura uma abordagem metodológica que privilegia a construção dialógica do processo avaliativo, baseada em uma matriz qualitativa e contextualizada. Trata-se de uma nova perspectiva centrada na análise da efetividade das políticas institucionais das IES e de sua aderência à missão e aos compromissos da educação superior.

“Ao reunir referências internacionais e considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, a proposta ganha densidade ética e política, reafirmando a responsabilidade social do ensino superior e a centralidade da inclusão, da diversidade e da sustentabilidade na avaliação institucional. Além disso, ao integrar modalidades presenciais e a distância dentro de um mesmo marco avaliativo, respeitando suas especificidades, o novo instrumento contribui para a superação de dicotomias artificiais”, afirma Bruno Jose Betti Galasso, professor do curso de Design Educacional da Unifesp e representante da área de Educação a Distância na comissão.

A entrega oficial dos produtos da comissão não encerrou o processo, mas inaugurou uma nova etapa de debate público e implementação. Para Galasso, a expectativa é que, ao ser adotado como referência pelo Inep, o novo instrumento venha a qualificar a regulação do setor, tornando-a mais justa, transparente e sensível às múltiplas realidades que compõem o universo da educação superior brasileira. “Nesse sentido, a cerimônia realizada na Unifesp assume um caráter simbólico: trata-se de afirmar a centralidade das instituições de ensino superior como espaço de produção de conhecimento, reflexão crítica e compromisso com o aprimoramento contínuo das políticas educacionais. O novo instrumento avaliativo proposto é, portanto, mais do que uma atualização técnica. É uma inflexão epistemológica e política no modo como compreendemos o papel da avaliação na construção de uma educação superior democrática, diversa e socialmente referenciada”, destaca o professor.

 

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