Unifesp assina 1.º acordo de intercâmbio estudantil com universidade de Taiwan
O objetivo é estimular a mobilidade acadêmica e a troca de conhecimento entre as instituições
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 150
Unifesp assinou, pela primeira vez, um acordo de intercâmbio estudantil com uma universidade de Taiwan
Nesta segunda-feira (02/06), às 9h, no auditório Ieda Maria Longo Maugeri, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinou, pela primeira vez, um acordo de intercâmbio estudantil com uma universidade de Taiwan, a Chang Gung University. O acordo tem o objetivo de estimular a mobilidade acadêmica entre as universidades para que ocorra a troca mútua de conhecimento científico e cultural.
Por parte da Unifesp, estavam presentes a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, o chefe de Gabinete, Dan Levy, a pró-reitora de Graduação, Ana Gouw, a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Liduina de Oliveira e Silva, a diretora da Secretaria de Relações Internacionais, Karen Spadari Ferreira, a superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristiane da Silva, e a vice-diretora da Secretaria de Relações Internacionais, Tamiris Burin.
Por parte de Taiwan, estavam presentes a diretora superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo, Angeles Chu, o reitor da Chang Gung University, Ming-Je Tang, e o reitor do Escritório de Assuntos Internacionais da Chang Gung University, Kin Fong Lei (estes últimos no formato on-line), além de representantes da área empresarial e de pesquisa de Taiwan.
O acordo tem o objetivo de estimular a mobilidade acadêmica entre as universidades
A diretora superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo, Angeles Chu, destacou que o acordo firmado é motivo de grande alegria e satisfação. “É um marco significativo que trará benefícios a longo prazo na área da pesquisa, ensino e inovação. É uma oportunidade única para conhecer línguas tão diferentes e áreas de conhecimento distintas, além de permitir a expansão de experiências pessoais e profissionais. Acredito que será um ponto de partida para parcerias promissoras e duradouras”, afirmou.
A reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, pontuou a importância da cerimônia para a cooperação bilateral entre as instituições. “As relações de troca de conhecimento científico fazem com que o desenvolvimento econômico e social possa se dar a partir de um aprendizado de uma cultura bastante diferente da nossa. Estamos bastante entusiasmados para fazer trocas e aprendizados em conjunto a partir da perspectiva cultural e científica. A Unifesp se coloca à disposição como uma parceira para relações de intercâmbio”, disse.
A reitora da Unifesp pontuou a importância da cerimônia para a cooperação bilateral entre as instituições
O reitor da Chang Gung University, Ming-Je Tang, salientou que a cerimônia representa a assinatura de um acordo histórico. “A Unifesp é referência na medicina e na saúde pública no Brasil e tem demonstrado excelência na formação de pessoas e na realização de pesquisas. Estamos honrados com esse acordo, que não é apenas um acordo de cooperação internacional, mas simboliza também um compromisso comum com a educação e a saúde global. Acreditamos que esse acordo seja um ponto de partida para o estabelecimento de parcerias de longo prazo e com grande potencial”, salientou.
Fotos: Alex Reipert (DCI/Unifesp)