Objetivo foi promover a colaboração entre as instituições para o desenvolvimento de indicadores estratégicos eficazes

Participantes do evento em pé, lado a lado, posando para uma foto
Evento reuniu representantes das seis universidades públicas paulistas - UFABC, UFSCar, Unifesp, USP, Unicamp e Unesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou ativamente do I Encontro das Unidades de Gestão de Indicadores das seis universidade públicas de São Paulo, realizado na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) no dia 14 de agosto de 2024, sob a coordenação da equipe do Projeto Métricas-Fapesp.

Estiveram presentes pela Unifesp a vice-reitora, Lia Rita Bittencourt, a superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristina da Silva, e a pró-reitora de Planejamento, Juliana Garcia Cespedes.

O evento reuniu representantes de seis universidades públicas paulistas - Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) - com o objetivo de fortalecer a troca de experiências e aprimorar o acompanhamento do desempenho institucional no que se relaciona a conceber a concentração das Unidades de Gestão de Indicadores.

Foco na gestão estratégica

Com o tema central Delineando horizontes futuros: indicadores críticos e suas precondições em um contexto de transformação, o encontro buscou promover a colaboração entre as instituições para o desenvolvimento de indicadores estratégicos eficazes. A Unifesp contribuiu ativamente com suas experiências e perspectivas, demonstrando o compromisso da universidade com a excelência na gestão.

Apresentações e debates

Durante o evento, foram realizadas apresentações e debates sobre temas relevantes para a gestão de indicadores, como as novas tendências de atuação das entidades de fomento, apresentadas por Márcio de Castro Silva, diretor científico da Fapesp. A participação da Unifesp nesses debates enriqueceu as discussões e evidenciou o papel da universidade na construção de um sistema de gestão de indicadores robusto e eficiente.

Próximos passos

O I Encontro das Unidades de Gestão de Indicadores representou um importante marco para a colaboração entre as universidades paulistas na área de gestão estratégica. A Unifesp, com sua participação ativa, demonstrou seu compromisso com o aprimoramento contínuo de seus processos e a busca por resultados cada vez melhores. Espera-se que os conhecimentos e as experiências compartilhadas durante o evento contribuam para o desenvolvimento de indicadores mais eficazes e para a construção de um futuro promissor para a universidade e para o ensino superior público paulista.

Contribuições da Unifesp:

- A Unifesp compartilhou suas melhores práticas na gestão de indicadores, incluindo a apresentação do seu Escritório de Dados Estratégicos Institucionais (eDados), com suas ferramentas e serviços disponíveis para a comunidade acadêmica;

- A universidade apresentou seus desafios e aprendizados na implementação de um escritório de dados estratégicos;

- A participação da Unifesp nos debates contribuiu para a construção de um diálogo rico e produtivo sobre o tema.

Impacto do evento

O encontro fortaleceu a colaboração entre as universidades paulistas na área de gestão estratégica.

As discussões e apresentações contribuíram para o aprimoramento dos sistemas de gestão de indicadores das instituições participantes.

O evento promoveu a troca de conhecimentos e experiências, impulsionando a inovação na gestão universitária.

A Unifesp, ao participar ativamente do I Encontro das Unidades de Gestão de Indicadores, reafirma seu compromisso com a excelência na gestão e com a construção de um futuro cada vez mais promissor para a educação superior pública em São Paulo.

Confira mais informações neste link.