Unifesp realiza atividades na 21.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Serão promovidas ações em todos os campi da instituição entre os dias 14 e 20 de outubro
- Detalhes
- Categoria: Cursos e Eventos
- Acessos: 850
Na próxima segunda-feira, 14/10, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) dará início à sua programação na 21.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência do Brasil, que tem como tema central Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais.
A mesa de abertura ocorrerá no anfiteatro da Reitoria da Unifesp, a partir das 17h, e será composta pela reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, e pelo diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits), Elbert Macau. A abertura ocorrerá no Anfiteatro da Reitoria, a partir das 17h, e contará com a palestra de Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, vice-coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Prograd/Unifesp no YouTube.
O objetivo é consolidar as ações intercampi na SNCT, fortalecendo o diálogo transversal entre os diferentes campi da Unifesp e a comunidade extramuros. Durante a semana, será realizada uma série de atividades que visam engajar estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e o público em geral, mostrando a importância dos biomas brasileiros. Dentre as iniciativas propostas, destacam-se palestras, mesas-redondas, workshops, cursos e exposições interativas, abordando temas relacionados aos saberes e tecnologias sociais que envolvem a variedade de biomas brasileiros.
Além disso, também serão promovidas atividades de popularização da ciência, com o intuito de demonstrar de forma acessível e envolvente como as ciências básicas podem contribuir para a reflexão da nossa diversidade e da importância da preservação de nossa fauna e flora, além das possíveis doenças e alterações climáticas que podem surgir frente ao desmatamento e expansão da agropecuária descontrolada. Essas atividades incluirão experimentos práticos, demonstrações interativas e apresentações audiovisuais, buscando despertar o interesse e a curiosidade do público em relação aos fundamentos científicos. Com a participação de todos os campi da Unifesp – São Paulo, Guarulhos, Baixada Santista, Diadema, Osasco, Zona Leste e São José dos Campos –, o evento busca fortalecer a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e incentivar a colaboração multidisciplinar.
Pretende-se fomentar o engajamento da comunidade acadêmica na promoção da ciência básica e do desenvolvimento sustentável, estimulando a conscientização sobre o impacto das pesquisas científicas na resolução dos desafios socioambientais.
Sobre a 21.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Instituída em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Para mais informações sobre o evento nacional, clique aqui.
Serviço:
21.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Unifesp
Datas: de 14 a 20 de outubro de 2024
Abertura: 14 de outubro, às 17h, com transmissão pelo canal da Prograd/Unifesp no YouTube
Local: Anfiteatro da Reitoria (Rua Sena Madureira, 1.500 - Vila Clementino, São Paulo/SP)
Palestrante convidado: Prof. Dr. Jean Pierre Henry Bauldaud Ometto (Rede Clime e Inpe)
Programação e mais informações neste link.