Curso Pertencimento e a Política Carolina Maria de Jesus é iniciado com aula magna de Cida Bento
Atividade ocorreu no anfiteatro da Reitoria e integra o calendário das comemorações dos 30 anos da Unifesp
- Detalhes
- Categoria: Destaques
- Acessos: 98
Cida Bento ministrou aula magna que discutiu o tema Como a Branquitude incide sobre a minha vida?
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deu início ao curso de extensão Pertencimento e a Política Carolina Maria de Jesus. As atividades tiveram início com uma aula magna da ativista e escritora Cida Bento, que discutiu o tema Como a Branquitude incide sobre a minha vida?. Além de Cida Bento, compuseram a mesa de abertura do evento a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, e a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Ellen de Lima Souza.
Ellen de Lima Sanches durante a aula magna
A pró-reitora adjunta deu início ao evento saudando a presença de Cida Bento, destacando que a aula magna representou um dia bastante emocionante para a universidade, e apresentou o currículo da docente, dando ênfase à sua atuação como ativista e pesquisadora, que a tornaram referência obrigatória nos estudos sobre branquitude no Brasil. Reforçou também a contribuição de Cida Bento para o debate público, buscando a superação das desigualdades econômicas e raciais. “Faço questão de agradecer mais uma vez a presença da professora Cida que, além de ser uma amiga e parceira de trabalho, é uma das pessoas que contribuíram para a minha formação”, completou Ellen.
A reitora Raiane Assumpção participou da abertura da aula magna
A reitora, Raiane Assumpção, também destacou a alegria e a satisfação de ter a presença da professora Cida Bento em um evento da Universidade. “É uma atividade que entendemos como extremamente importante por justamente compor as estratégias referentes à Política Carolina Maria de Jesus, que abrangem o acesso e a permanência no âmbito da nossa universidade”. Raiane agradeceu a professora Ellen, que coordena essas ações no âmbito da Praepa e destacou também a presença de docentes e estudantes de diversos campi da instituição que se inscreveram para participar do evento, que faz parte das atividades relativas aos 30 anos da Unifesp, e que possibilitou o debate acerca, não só do acesso à universidade, como também da permanência.
Também estiveram presentes na aula magna a reitora da Unifesp no período 2013-2021, Soraya Smaili, a vice-reitora, Lia Bittencourt, o chefe de Gabinete, Dan Levy, os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Anderson Rosa e de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, as pró-reitoras de Administração, Georgia Mansour, de Extensão e Cultura, Debora Galvani, de Graduação, Ana Gouw, de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, e de Planejamento, Juliana Cespedes, as pró-reitoras adjuntas de Extensão e Cultura, Gabriela Wagner, de Gestão com Pessoas Adriana Franco, de Graduação, Maria Liduína de Oliveira e Silva, de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fabio Venturini, o diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Magnus Regios Dias da Silva, além de outras autoridades.
Aula magna debateu o tema Como a Branquitude incide sobre a minha vida?
Durante a aula magna, Cida Bento abordou o tema relembrando o processo de escrita do livro O Pacto da Branquitude. “Eu acredito em Freud quando ele diz que a palavra cura. Ao escrever, você resolve questões que estão dentro de você, junta peças de um quebra-cabeça que estão espalhadas e esse foi um esforço interessante”.
Atividade contou com a participação da comunidade acadêmica da Unifesp
Destacou também o impacto da obra na discussão sobre o racismo na sociedade, nas instituições e nas oportunidades desiguais ofertadas a pessoas pretas e brancas e quais os caminhos possíveis para superá-las.
Ao final do evento, Cida Bento respondeu a perguntas de pessoas presentes no evento e agradeceu pela oportunidade de poder apresentar e discutir o tema na universidade.
Cida Bento respondeu a perguntas feitas pela plateia durante a aula magna
Sobre o curso Pertencimento e a Política Carolina Maria de Jesus
Composto por composto por cinco aulas, que têm como objetivo dialogar acerca do projeto de universidade (PDI) com ênfase na política de equidade (Carolina Maria de Jesus) e, por meio do diálogo, avaliar e propor ações para a política de equidade.
Além da aula magna, haverá mais quatro encontros gratuitos e abertos ao público em geral, cujas datas e locais serão divulgadas em breve.
Fotos: Alex Reipert