Universidade Federal de São Paulo

Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

Oferecido desde 2018, curso de extensão já formou mais de 100 mil alunos(as)

Escrito por DCI

A imagem contém um convite ou anúncio relacionado ao "CannaPortugal Global Cannabis Awards 2025". Aqui estão os principais elementos descritos na imagem:  No topo, há os logotipos de duas organizações: a Confraria Internacional Cannabis PT e CannaPortugal. O texto principal anuncia os vencedores do prêmio, sendo as entidades MOVRECAM e UNIFESP, reconhecidas "Pela Dignificação da Canábis e Excelência da Formação Internacional sobre o Uso Terapêutico da Canábis Sativa L". A cerimônia ocorrerá no Casino Estoril, localizado em Cascais, Lisboa, no dia 7 de maio de 2025, às 17h, no auditório. O design também apresenta folhas de canábis e uma estética verde, reforçando o tema da planta e seu uso terapêutico.

O curso de extensão O Uso Terapêutico da Cannabis sativa L., promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Movimento pela Regulamentação da Cannabis (MovReCam), conquistou o CannaPortugal Global Cannabis Awards 2025, da Confraria Internacional Cannabis PT & CannaPortugal.

Oferecido desde 2018, o curso já está em sua 12.ª edição, formando mais de 100 mil alunos(as) desde então. Ele tem como objetivo discutir e debater os tratamentos à base de Cannabis sativa L. e suas possibilidades clínicas para humanos e animais, estudos científicos sobre o tratamento ligado a algumas patologias, produtos derivados da planta, cultura e história da cannabis no Brasil e no mundo, a legislação brasileira em relação à cannabis, bem como o direito dos(as) pacientes e prescritores(as).

“Foi a coragem do padre Ticão e do professor Elisaldo Carlini que, ao criarem o primeiro curso gratuito sobre cannabis medicinal na periferia de São Paulo, transformou o projeto em uma referência mundial em educação canábica, consolidando-o como o maior projeto de democratização do conhecimento sobre cannabis medicinal no mundo e reafirmando a luta pela saúde como direito humano”, expressa a professora Eliana Rodrigues, uma das coordenadoras do curso, juntamente com Solange Nappo e Gabrielle Dainezi.

O prêmio será entregue no dia 7 de maio de 2025, durante a 3.ª edição da CannaPortugal, a ser realizada em Lisboa.

 

Artigos relacionados