Evento de abertura marca o início da primeira turma do Profiap na Unifesp

Escrito por Tatiana Travassos

Profiap Osasco Portal
(Foto: Tatiana Travassos)

No dia 27 de agosto de 2024, a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deu início ao seu Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) com uma aula inaugural. O evento marcou o início do programa para os(as) alunos(as) da primeira turma do Profiap na Unifesp.

A sessão de boas-vindas contou com a presença da coordenadora do curso, professora Luciana Massaro Onusic, e do vice-coordenador, professor Leonardo Fabris Lugoboni. Também participaram do evento o professor Fernando Atique, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Suzan Pantaroto de Vasconcellos, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, e Lilian Bispo, secretária do programa.

Estavam presentes ainda o professor Celso Takashi Yokomiso, diretor da Eppen/Unifesp, a professora Luciana Rosa de Souza, vice-diretora da Eppen/Unifesp, bem como os(as) demais professores(as) do programa e Rosa Kushnir, representante da biblioteca da Eppen/Unifesp. Juntos(as), eles(as) ofereceram aos(às) novos(as) mestrandos(as) uma visão abrangente sobre os recursos e as oportunidades que eles(as) terão ao longo do curso.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) é um programa de pós-graduação stricto sensu oferecido em rede por diversas instituições de ensino superior do Brasil, incluindo a Unifesp. Voltado para a formação de gestores(as) públicos(as), o Profiap tem como objetivo capacitar profissionais para atuar de forma eficiente e inovadora em diferentes esferas da administração pública, combinando teoria e prática para abordar os desafios contemporâneos do setor. O curso é voltado para servidores(as) públicos(as) e profissionais interessados(as) em aprimorar suas habilidades de gestão e contribuir para a melhoria dos serviços públicos no país.

Durante o evento, Daina Gonçalves Silva, assessora administrativa e financeira na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp, compartilhou seu entusiasmo com o início do programa. "Sou formada em Gestão de Políticas Públicas e atuo na área de administração pública desde 2017, quando ingressei aqui na universidade, e desde lá ouço falar sobre o Profiap e procurei o acompanhar e ter informações. Estou contente que a Unifesp aderiu e está ofertando agora. É um programa importante para o serviço público, e ter essa opção dos(as) servidores(as) terem vaga é primordial e auxilia na melhoria do atendimento prestado pela universidade".

A aula inaugural foi uma oportunidade para os(as) alunos(as) conhecerem a estrutura do programa, interagirem com seus(as) futuros(as) professores(as) e se integrarem à comunidade acadêmica da Eppen/Unifesp. Com a combinação de teoria e prática, o Profiap se propõe a formar profissionais altamente capacitados(as) para atuar em diferentes esferas da administração pública.

O início das aulas do Profiap reforça o papel da Eppen/Unifesp como um centro de excelência na formação de gestores(as) comprometidos(as) com a melhoria contínua da administração pública no Brasil.