Evento reuniu representantes de embaixadas de vários países da União Europeia

A imagem mostra um grupo de 13 pessoas em pé, organizadas em uma fileira no que parece ser um auditório ou sala de conferências. O grupo é composto por homens e mulheres de diferentes idades, vestindo roupas formais e semiformais. Ao fundo, há uma tela de projeção grande, ainda sem exibição de conteúdo. Também podem ser vistas algumas bandeiras à esquerda da imagem, entre elas a bandeira do estado de São Paulo e a bandeira do Brasil, sugerindo um contexto oficial ou institucional.

Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), a Unifesp recebeu, no dia 2 de outubro, o evento Oportunidades de mobilidade e cooperação científica Brasil-Europa, com o objetivo de apresentar as principais fontes de financiamento para a mobilidade de pesquisadores(as) e o desenvolvimento de projetos científicos entre o Brasil e países europeus, propiciando um ambiente de discussão entre suas respectivas comunidades científicas.

O encontro, que integrou a programação do Congresso Acadêmico Unifesp 2024, reuniu representantes de embaixadas de vários países da União Europeia, membros da ProPGPp e da SRI, coordenadores(as) dos programas de pós-graduação, pesquisadores(as) envolvidos(as) em projetos de cooperação internacional e demais interessados(as) no assunto.

A imagem mostra uma mulher falando em um púlpito com o logo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) na frente. Ela está sorrindo e usando um crachá, o que indica que provavelmente está participando de um evento oficial ou conferência. Ela veste uma blusa clara de cor verde ou azul, e parece estar em um ambiente formal, possivelmente acadêmico.  Ao fundo, aparecem três bandeiras: a bandeira do estado de São Paulo, a bandeira do Brasil e uma bandeira institucional da UNIFESP.

A reitora Raiane Assumpção participou da abertura, destacando que o momento é um “reconhecimento do potencial e da possibilidade que a universidade tem tanto de oferecer processos de produção de conhecimento como também de mobilidade dos nossos pesquisadores e das nossas pesquisadoras de todas as áreas da nossa universidade”.

A imagem mostra um homem falando em um púlpito com o logo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) na frente. Ele está sorrindo, vestindo um terno azul escuro com gravata listrada, e também usa um crachá, sugerindo que está participando de um evento formal, possivelmente acadêmico ou científico. O homem parece estar no meio de um discurso ou apresentação, e o microfone está posicionado à sua frente.  Atrás dele, são visíveis três bandeiras: a bandeira do estado de São Paulo, a bandeira do Brasil e uma bandeira institucional da UNIFESP

Em seguida, Fernando Atique, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, reconheceu a comunidade europeia como sendo um lugar privilegiado nas relações de internacionalização da Unifesp, mas que ainda é um território muito grande para ser alcançado, com muitas oportunidades.

A imagem mostra uma mulher de cabelo curto e loiro falando em um púlpito, em um ambiente formal. Ela está usando um crachá colorido em volta do pescoço e um vestido com estampa preta e branca. O púlpito tem o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) na frente, e ao fundo estão visíveis as bandeiras do estado de São Paulo e do Brasil, além de outra bandeira institucional.

Dando continuidade ao evento, a secretária de Relações Internacionais da Unifesp, Karen Spadari, realizou uma breve apresentação da universidade, abordando seu histórico e estrutura institucional – composta por sete campi, dois hospitais universitários, centros de pesquisa e laboratórios –, bem como iniciativas desenvolvidas nas áreas de inovação e pesquisa.

Ao longo da manhã, as sessões sobre oportunidades de mobilidade e cooperação científica entre o Brasil e a Europa contaram com a presença de:

- Dhallys Mota Nunes, oficial de Políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil;
- Charlotte Grawitz, coordenadora regional da Euraxess;
- Júlia Morován, cônsul de Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da Hungria;
- Guillaume Gueguen, assessor para a Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo;
- Peter Johansson, vice-cônsul da Suécia em São Paulo;
- Julie Dumont, da Wallonia Brussels Internacional (WBI) da Bélgica:
- Johanna Kivimäki, conselheira de Educação Superior e Ciência do Consulado da Finlândia em São Paulo;
- Cristina Rettenberger, da Agência Austríaca para a Educação e Internacionalização (OeAD), que se apresentou por meio de um vídeo pré-gravado;
- Friederike Melzner, assessora para Assuntos Científicos da Embaixada da Alemanha no Brasil; e
- Francine Camelim, representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em São Paulo.

cooperação científica entre Brasil e Europa 3

Fotos: Alex Reipert