Estudantes da Unifesp vencem etapa nacional do VI Harvard Hackathon - Health Systems Innovation Lab 2025
O grupo competiu com mais de 30 times e irá representar o Brasil no mundial de Harvard
- Detalhes
- Categoria: Destaques
- Acessos: 292
Estudantes e egressos(as) da Unifesp irão representar o país no mundial de Harvard (Foto: arquivo pessoal)
Um grupo formado por estudantes e egressos(as) da Unifesp venceu a etapa nacional do VI Harvard Hackathon - Health Systems Innovation Lab 2025, realizado nos dias 11 e 12 de abril, no Hub Inova HC, em São Paulo. Os(As) estudantes competiram com mais de 30 times de todo o Brasil e irão representar o país no mundial de Harvard.
Um hackathon é uma maratona de inovação na qual equipes multidisciplinares se reúnem para desenvolver soluções criativas e eficientes para desafios reais. O VI Harvard Hackathon aconteceu simultaneamente em outros países. No Brasil, três projetos foram vencedores, sem ordem de classificação.
O projeto vencedor que contou com a participação de estudantes e egressos(as) da Unifesp envolveu a estruturação e o planejamento do funcionamento de uma Inteligência Artificial (IA), chamada Emma, para o monitoramento da progressão da esclerose múltipla e o aumento da eficiência do manejo clínico de pacientes por meio da captação de biomarcadores digitais e não invasivos, como eye tracking, fala e expressões faciais, a partir de atividades gamificadas. Segundo Yasmin Pinheiro Cabral, estudante de Engenharia Biomédica da Unifesp, “o desenvolvimento da IA é futuro e pode acontecer na próxima fase”.
O grupo competiu com mais de 30 times de todo o Brasil (Foto: arquivo pessoal)
O grupo, formado por 10 pessoas, contou com a participação de quatro estudantes e egressos(as) da Unifesp: João Pedro Nardari, egresso do curso de Medicina, Maria Gabriela Queiroz, egressa do curso de Fisioterapia, Yasmin Pinheiro Cabral, estudante de Engenharia Biomédica, e Heitor Barroso Reis, estudante de Engenharia de Computação.
O projeto será apresentado na final mundial para um júri de especialistas de Harvard. Os projetos vencedores da final mundial serão incubados no Centro de Inovação de Harvard.