Universidade Federal de São Paulo

Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

Cegi é uma iniciativa que congrega ações de pesquisa, ensino e extensão, que proporciona atividades relacionadas aos temas dos jogos digitais e novas tecnologias

Escrito por José Luiz Guerra

Integrantes da equipe do GECI que participaram do desenvolvimento dos jogos (créditos: arquivo pessoal)
Integrantes da equipe do GECI que participaram do desenvolvimento dos jogos (créditos: arquivo pessoal)

Estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos e professoras da escola municipal Maria dos Santos Aparecida Roncoi entregaram, no último dia 8/4, jogos educativos gratuitos desenvolvidos em conjunto, voltados para apoio e utilização em sala de aula. O grupo criou três jogos, sendo dois para o aprendizado das formas geométricas - Amélia pelo Mundo e Geodeck - e um sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), denominado 100 da Bisa.

A atividade faz parte do Centro de Estudos em Games e Internet (Cegi), projeto de extensão coordenado pela docente do ICT/Unifesp Vanessa Andrade Pereira, que tem como objetivo proporcionar atividades relacionadas aos temas dos jogos digitais, aplicações em tecnologias interativas, desenvolvimento de protótipos, plugins e interfaces para usos diversos (educação, saúde, empresarial e entretenimento) e estimular os estudos sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação na sociedade.

De acordo com a docente responsável pelo projeto, o Cegi, foi criado em 2016 como um projeto de extensão, congrega cerca de 30 alunos(as) e entrega, ao menos, três jogos por ano para a comunidade, que ficam disponíveis na página do projeto. Atualmente divide-se em sete equipes: Game Design, Programação, Música, Arte, Tester, Marketing e de Pesquisa.

O grupo realiza diversas atividades acadêmicas anuais com temas relacionados aos jogos digitais (cursos de criação de jogos, game jams, mostras de arte, palestras e pesquisas) e conta com cerca de 20 jogos disponíveis gratuitamente no site, geralmente, trabalhando conteúdo de matemática do 3.º ano do ensino fundamental. A escolha pela matéria se deve ao baixo desempenho dos alunos brasileiros nos testes internacionais. Espera-se que o engajamento, motivado pelo jogo, possa melhorar o interesse e familiaridade dos alunos com o conteúdo.

Ainda segundo a docente, a iniciativa nasceu com o propósito de aproximar a universidade da comunidade, criando pontes entre o conhecimento acadêmico, a inovação tecnológica e as demandas reais da sociedade.

“Neste ciclo, tivemos a oportunidade de unir o trabalho dos(as) estudantes do ICT/Unifesp com o das professoras da rede estadual de ensino, permitindo um processo colaborativo, rico em trocas, no qual os saberes da escola e da universidade se encontraram para produzir algo significativo para o ambiente escolar, enquanto os alunos do ICT/Unifesp tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para o mundo do trabalho. Agradecemos às professoras da escola pela dedicação e por abrirem as portas para esse trabalho conjunto. E agradeço especialmente aos(às) estudantes e a servidora técnica administrativa em educação da Unifesp e intérprete de Libras Sara Bueno, que se envolveram com tanto empenho e criatividade ", ela completou.

 

Artigos relacionados

Configurações de Cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos os Cookies
Rejeitar todos os Cookies
Leia mais
Analytics
Ferramentas utilizadas para analisar dados e mensurar a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar Cookies
Rejeitar Cookies
Salvar