Relembre a visita da Unifesp ao Papa Francisco
Instituição integrou comitiva do GCUB no Vaticano em setembro de 2023
- Detalhes
- Categoria: Destaques
- Acessos: 296
Raiane Assumpção cumprimentando o Papa Francisco (Foto: Fotógrafo oficial do Vaticano)
Na última semana, o mundo se despediu de uma das maiores lideranças espirituais e sociais da história recente: o Papa Francisco. Sua morte motivou celebrações de homenagens e memórias de seus gestos marcantes. Entre as diversas atividades realizadas pelo Papa ao longo de seus 12 anos de pontificado, uma delas tornou-se importante para a Unifesp que, nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, integrou uma comitiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O encontro reuniu reitores(as) de 40 universidades brasileiras, entre públicas, privadas e confessionais, além de diversas instituições de ensino da América Latina e do Caribe, totalizando 204 dirigentes.
O grupo foi recebido pelo Papa Francisco, em audiência organizada pela Pontificia Comisión para América Latina (PCAL) e Red Universitaria para el Cuidado de la Casa Común (RUC), além de participar de uma agenda com representantes da Università degli Studi Roma Tre e das embaixadas do Brasil no Vaticano e em Roma, e participou do lançamento do "Pacto Educativo Global" promovido pela Santa Sé. A comitiva também discutiu a importância da educação na promoção de valores humanitários e sustentáveis. O evento reforçou o compromisso das instituições de ensino superior com uma educação transformadora e inclusiva.
De acordo com a reitora, o Papa Francisco ouviu os resumos das contribuições para cada tema e debateu cada um dos pontos. Além disso, fez um convite às universidades latino-americanas e caribenhas para contribuírem com os desafios do milênio e que gostaria de ouvir as instituições sobre temas que ele considera cruciais para a construção de um modelo de sociedade em que a dignidade humana e o cuidado com a mãe terra sejam os objetivos a serem alcançados, como também sobre a contribuição das universidades neste processo de construção.
Acesse este link e saiba como foi a visita da comitiva.