Congresso Acadêmico homenageia os 30 anos da universidade; evento será realizado entre 20 e 24 de maio

Banneres Congresso Acd 2024 Vem Aí Instaface

O ano de 2024 marca duas datas muito importantes para a Universidade Federal de São Paulo: os 10 anos da realização do primeiro Congresso Acadêmico da Unifesp e também os 30 anos da instituição como universidade federal.

A cada ano, o congresso busca trazer como diretriz central do evento um tema transversal que discuta a inserção e os desafios da universidade e do conhecimento na relação com a sociedade, pensando no contexto social de cada momento. Confira aqui todos os temas abordados durante os dez anos do evento.

Com o intuito de homenagear as três décadas de compromisso com a educação de qualidade, a pesquisa inovadora e a extensão universitária transformadora, o Congresso Acadêmico redesenhou seu logotipo, fazendo referência ao logo comemorativo dos 30 anos da Unifesp. O tema do evento deste ano faz alusão a essa trajetória, assim como ao compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, tendo como tema Unifesp 30 Anos: incluir, inovar e fortalecer. “O tema deste ano traz o direcionamento da nossa caminhada como uma universidade que possui reconhecimento por sua atuação e produção, mas também identifica desafios e dificuldades, compreendendo que a inclusão e a inovação são essenciais para nosso fortalecimento enquanto instituição pública, assim como para nossa contribuição para o país e para a construção do conhecimento”, explica Raiane Assumpção, reitora da universidade.

Por meio de palestras, mesas redondas, workshops e outras atividades, o congresso promoverá o debate sobre assuntos relevantes para o futuro da educação, da pesquisa, e da cultura, incluindo temas emergentes para a sociedade brasileira, como a crise climática, direitos humanos e ações afirmativas, saúde global, políticas para a educação, ciência e tecnologia, inteligência artificial, entre outros. A programação também prioriza espaços como sessões científicas e rodas de conversa, que permitem a apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos produzidos com o protagonismo de estudantes de graduação e pós-graduação em nossa universidade, além de atividades culturais.

Congresso Acadêmico Unifesp 2024 terá sua programação em formato híbrido, oferecendo atividades on-line nos dias 20 e 24 de maio; e atividades presenciais nos dias 21, 22 e 23 de maio, que ocorrerão simultaneamente nos sete campi da Unifesp: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo e Zona Leste.

Sobre o Congresso Acadêmico da Unifesp

Há dez anos, a universidade ousou reunir em um único espaço a apresentação de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituindo no Congresso Acadêmico o principal evento da universidade. Contando com a participação de estudantes, técnicos(as) administrativos(as) e docentes dos sete campi da Unifesp, eles(as) se organizam a cada ano para mostrarem suas pesquisas e atividades que ocorrem dentro e fora da universidade e que são feitas para (e com) a sociedade brasileira.

Sendo o principal fórum de integração e articulação da produção acadêmica dos diversos programas de pesquisa, ensino e extensão da universidade, o Congresso Acadêmico contou no último ano com a apresentação de mais de 2 mil trabalhos e mais de 300 atividades como palestras, workshops e apresentações culturais. O formato virtual/híbrido, adotado desde 2020, durante a pandemia de covid-19, tem permitido a intensa participação de pessoas de todo o país nas atividades do Congresso Acadêmico da Unifesp.