Evento realizado em Santos recebeu pesquisadores(as) do Brasil e do exterior

A imagem mostra um grande auditório repleto de pessoas assistindo a uma apresentação em um palco. O auditório está lotado, com o público sentado em fileiras de cadeiras, voltados para o palco onde há um painel de discussão em andamento. Duas grandes telas de projeção exibem o logotipo do evento e informações relacionadas.  Na tela à esquerda, lê-se: XXIII B-MRS Meeting 2024, sugerindo que o evento é o encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS). O local parece ser um centro de convenções, com uma estrutura ampla e profissional, incluindo iluminação de palco e um grande espaço para o público.
Evento contou com a presença de grande público vinddos do Brasil e do exterior (Créditos: Redes Sociais B-MRS Meeting)

A Unifesp participou da comissão organizadora do B-MRS Meeting, um dos principais eventos de Ciência e Tecnologia de Materiais realizados na América Latina. Organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), o evento ocorreu entre os dias 29 de setembro a 3 de outubro em Santos/SP, e teve como objetivo apresentar e discutir avanços recentes no estudo e desenvolvimento dos mais diversos materiais e das suas possíveis aplicações no dia-a-dia das pessoas.

O evento teve como coordenadores(as) principais a docente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema Laura Oliveira Péres e o professor do Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro Lucas Fugikawa Santos.

A imagem mostra cinco pessoas em pé, sobre um palco, aplaudindo. Elas estão posicionadas atrás de uma mesa que tem alguns microfones e garrafas de água. A mesa está decorada com arranjos florais na frente, destacando flores coloridas. Atrás das pessoas, há um grande banner de fundo que indica o evento: XXII B-MRS Meeting, que ocorreu de 29 de setembro a 3 de outubro de 2024, em Santos.  O banner também contém as palavras "Santos" e o logotipo do evento, provavelmente relacionado a uma conferência de materiais. A imagem parece capturar um momento formal, possivelmente o encerramento ou uma parte importante da conferência, já que todos estão aplaudindo de pé.Mesa de abertura do evento. (Da esquerda para a direita: Fernando Atique, Osvaldo Novais de Oliveira, Lucas Fugikawa Santos, Laura Oliveira Péres e Ivan Helmuth Bechtold (Créditos: Redes Sociais B-MRS Meeting)

Além dos(as) coordenadores(as), compuseram a mesa de abertura do evento, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Fernando Atique, o presidente da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS), Osvaldo Novais de Oliveira, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), Ivan Helmuth Bechtold.

Mais de 2.400 pesquisadores(as) e estudantes de todos os continentes e das cinco regiões brasileiras se inscreveram no evento para apresentarem seus trabalhos de pesquisa e aproveitarem a programação. O programa incluiu palestras de pesquisadores(as) internacionalmente renomados(as), minicursos, mesas-redondas, exposição de estandes e prêmios aos melhores trabalhos e a pesquisadores(as) de trajetória destacada, entre outras atividades.

O evento inclui, ainda, 29 simpósios temáticos, que debateram temas como métodos avançados para produzir e estudar os materiais, como, por exemplo, técnicas de impressão 3D e inteligência artificial, e as aplicações desses materiais nas áreas de saúde, energia renovável, agricultura, remediação ambiental, eletrônica e computação, entre outras.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.