Uncategorised

Não há descrição para esta categoria
Escrito por sites

linhadotempo1

Portal da UNIFESP em 1994.

O primeiro portal da EPM (Escola Paulista de Medicina) foi criado em 1990 pelo Departamento de Informática em Saúde. Não há registro de sua primeira interface. A primeira imagem registrada é a de 1994. Com o passar do tempo, o acúmulo da experiência e o surgimento de novos softwares para edição web e de mais profissionais habilitados para atuação na área de webdesign, as interfaces sofrem constantes modificações no sentido de melhor organizar as informações. Além disso, oferece uma maior gama de conteúdo e serviços aos usuários. No caso do Portal UNIFESP, pode-se destacar a evolução de sua interface, que em 1994 apresenta uma imagem central e uma breve informação sobre a EPM - Escola Paulista de Medicina. Esse portal foi desenvolvido em HTML.

linhadotempo2

Portal da Unifesp no período de 1996 a 1997

No período de 1996 e 1997, a interface apresenta a evolução sofrida pela instituição. A EPM transforma-se em Universidade Federal de São Paulo. A nova interface apresenta um menu com maior número de opções agregando serviços como Departamentos e Serviços, Assuntos Gerais, Informações, Destaques, Eventos, Novo!, Saúde Responde e SBIS. A imagem do topo apresenta o cotidiano de professores e estudantes na EPM. Essa versão do Portal também foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo3

Portal da Unifesp em 1998

A interface do ano de 1998 mantém a linha de 1997 na apresentação dos itens principais. Foram acrescentados os itens:  Vestibular UNIFESP, Jornal da Paulista Online e UNIFESP Virtual. Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo4

Portal da Unifesp no período de 1999 a 2000

No período de 1999 a 2000 o menu central aumenta e abriga itens novos como Bibliotecas, Hospitais, Intranet, Mapa do Site e as Pró-Reitorias (Graduação, Administração, Pós-Graduação e Extensão). O padrão visual é alterado pelo logo da EPM com o nome da UNIFESP no topo. Surge o primeiro menu do Portal. (Figura 19). Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo5

Portal da Unifesp no período de 2001 a 2002

Em 2001-2002 a UNIFESP faz uma mudança radical no seu layout dando maior ênfase aos itens Destaques Novidades. Na figura do cabeçalho constam o logo antigo da EPM adaptado para a UNIFESP e o Edifício Lemos Torres. Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo6

Portal da Unifesp no período de 2003 a 2007

No período de 2003 a 2007, uma nova interface (novo padrão visual verde) que dá destaque a eventos e notícias. Informações passam a ser gerenciadas no banco de dados MySQL.Foi acrescentado a barra de identificação visual do governo brasileiro. Os itens principais ganharam subitens. Foi incluído o mecanismo de busca através do Google e o controle de acesso (estatística) (Figura 21). Essa versão foi desenvolvida em HTML com alguns recursos em PHP.

linhadotempo8

O portal de 2008 apresenta layout que contempla os novos campi da UNIFESP. Passaram a fazer parte as Unidades da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e São Paulo. No cabeçalho constam imagens dos novos campi e o novo logo da UNIFESP. Na Figura 22 pode-se observar que foram acrescentados os cursos da instituição, informações sobre a Reitoria, a nova barra de identidade visual do Governo Federal, a nova pró-Reitoria de Expansão. Os itens destaques, notícias e eventos passam a ser gerenciados por usuários que não participaram do desenvolvimento do Portal, usuários. Os novos itens são acrescentados virtualmente e não mais no formato texto. Ambiente: - PHP + MySQL.

linhadotempo9

A versão atual do site da Unifesp entrou no ar em setembro de 2014.