Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Universidade se manifesta em relação a possível prática de racismo ocorrida no Campus Guarulhos

Escrito por Reitoria da Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tomou conhecimento, em 16 de outubro de 2024, de um episódio que configura possível prática de racismo envolvendo um estudante de doutorado da UFBA e uma docente da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH/Unifesp, ao ingressarem no campus Guarulhos.

O incidente ocorreu em 15 de outubro durante o acesso do estudante e da docente ao campus para atividade acadêmica previamente organizada. Esclarecemos que o controle de acesso é realizado por empresa terceirizada, que será notificada após apuração dos fatos. A Unifesp se compromete a conduzir investigações rigorosas para assegurar que eventuais responsabilidades sejam devidamente identificadas e medidas apropriadas sejam tomadas.

A Unifesp não compactua com qualquer forma de discriminação ou racismo. Desde 2021, a universidade adota a Política Carolina Maria de Jesus de Promoção da Equidade Étnico-Racial, um marco na luta contra o racismo institucional e na construção de uma comunidade universitária inclusiva. A política busca fortalecer ações afirmativas, acolher vítimas de violência, apurar denúncias e promover equidade étnico-racial em todas as esferas da universidade. Nosso compromisso é continuar a fomentar uma cultura de pertencimento e respeito às diferenças, reduzindo desigualdades e garantindo que toda a comunidade se sinta valorizada.

São Paulo, 17 de outubro de 2024
Reitoria da Universidade Federal de São Paulo