Planejamento estratégico do MEC é tema do 3.º Seminário do Ciclo de Seminários de Planejamento Institucional
Encontro contou com a participação da diretora da Difes, Tania Mara Francisco
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 375
A diretora da Difes, Tânia Mara Francisco, durante o seminário
Foi realizado no último dia 22 de novembro o 3.º seminário do I Ciclo de Seminários de Planejamento Institucional da Unifesp. O evento contou com a palestra da diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tania Mara Francisco, tendo como tema principal O planejamento estratégico do Ministério da Educação. Os encontros fazem parte de um conjunto de ações promovidas pela instituição com vistas ao início da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2026-2030.
Além da diretora da Difes, compuseram a mesa de abertura do evento a reitora, Raiane Assumpção, e o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fabio Venturini. A comunidade acadêmica pôde acompanhar o evento, de forma presencial, no auditório da Reitoria da Unifesp, e remota, pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube.
Mesa de abertura do seminário (da esquerda para a direita: Tânia Mara Francisco, Raiane Assumpção e Fábio Venturini)
Venturini iniciou o evento agradecendo a presença de Tânia Mara e dos demais presentes no evento e contextualizou que a realização do 3.º seminário de planejamento faz parte das discussões propostas pela Unifesp, por meio da Proplan, visando contribuir com o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2026-2030). Em seguida, a reitora saudou a equipe da Proplan pela realização do seminário, aos presentes no evento e agradeceu a diretora da Difes pela apresentação. “Sua presença muito nos honra e nos alegra e, com certeza, sua fala vai nos ajudar a pensar o planejamento de forma que ele faça sentido e que realmente seja estratégico para os desafios que nós temos. Então, com certeza, você também trará elementos metodológicos que serão ferramentas para os desafios de pensar políticas públicas e o ensino superior no contexto atual”, completou Raiane Assumpção.
Durante a apresentação, Tânia Mara falou sobre as diretrizes estratégicas para a educação superior do Ministério da Educação e da elaboração do Plano Plurianual (PPA) da educação superior, com foco na qualidade, equidade, na democracia e na sustentabilidade. A diretora discorreu também sobre os investimentos do novo PAC na educação, voltados para a consolidação das universidades, por meio de obras e equipamentos. Falou ainda sobre grandes desafios a serem enfrentados, tais como as vagas ociosas na graduação e a evasão, além do fortalecimento da imagem da universidade pública e a sua importância para a sociedade. Detalhou também aplicação da matriz OCC, que contou com mudanças importantes, que consideram a curricularização da extensão, e o uso do censo mais recente, realizado em 2024. Durante o evento, os(as) participantes, tanto de forma presencial como remota puderam fazer perguntas sobre o tema.
Tânia Mara Francisco falou sobre o planejamento estratégico do Ministério da Educação
“Foi uma honra ter sido convidada para conversar com vocês sobre esse tema. O que queremos mesmo é trabalhar todos juntos, se possível no espírito de rede, trazendo melhorias e nos fortalecendo de tal forma a resistir a qualquer governo, já que somos estruturas de Estado. Precisamos do apoio de todos e estamos à disposição”, comentou Tânia Mara ao final do evento.
Seminários anteriores
O primeiro evento, realizado em 22 de outubro, contou com a participação de Maria Selma da Rocha, diretora de articulação com sistemas de ensino do MEC e discutiu o papel das universidades federais no cumprimento do Plano Nacional de Educação 2024, projeto de lei que foi encaminhado para votação no Congresso Nacional. Maria Selma destacou a importância de se instituir um novo plano nacional de educação e não prorrogar por mais tempo o atual, que vigora de 2014 a 2024, pois os desafios educacionais dos últimos dez anos mudaram muito e, como muitas das metas não foram atingidas, seria necessário revê-las. A live completa está disponível neste link.
Transmissão do seminário que discutiu o papel das universidades federais no cumprimento do novo PNE
Já o segundo, realizado em 25 de outubro, e que abordou o papel das universidades federais no cumprimento do Plano Plurianual, recebeu o docente do Departamento de Economia da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) - Campus Osasco, Flávio Tayra. O docente explicou os conceitos básicos sobre como o orçamento público é composto, falou da constituição e dos objetivos do PPA e de que forma a Unifesp está inserida neste plano. Assista à live, clicando aqui.
Transmissão do seminário sobre o papel das universidades federais no cumprimento do Plano Plurianual
Na opinião do pró-reitor adjunto de planejamento, Fabio Venturini, atividades como o ciclo de seminários ajudarão os gestores da Universidade em seus diversos níveis a construírem seus planejamentos afinados com as expectativas da sociedade brasileira, de forma integrada com a estrutura da União da qual a Unifesp faz parte. “Nosso desafio é construir a universidade federal que São Paulo e o Brasil precisam para um período histórico bastante desafiador, com demandas de políticas públicas que podem ser apoiadas fortemente pelas instituições federais de ensino superior”, avaliou.
O novo Plano de Desenvolvimento Institucional, para o quinquênio 2026-2030, entrou em fase de formulação, com consultas às instâncias locais. Acompanhe a agenda de as atividades, além de todo material produzido até o momento, na página da Proplan/Unifesp.
Fotos: Alex Reipert