Regiane Albertini e Álvaro Fazenda são reconduzidos à Direção Acadêmica do ICT/Unifesp
Docentes cumprirão o mandato 2025-2029
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 129
Álvaro Fazenda, Raiane Assumpção e Regiane Albertini segurando termo de posse assinado
Na tarde do último dia 19/2, foi realizada a cerimônia de recondução de Regiane Albertini e Alvaro Fazenda aos cargos, respectivamente, de diretora acadêmica e vice-diretor acadêmico do Instituto De Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos. O evento ocorreu na Unidade do Parque Tecnológico do Campus.
Mesa de abertura da cerimônia de reconcução da Diretoria Acadêmica do ICT/Unifesp. Da esquerda para a direita: Álvaro Fazenda, Raiane Assumpção, Regiane Albertini e Marcelo Christiano Gama
Compuseram a mesa principal da cerimônia, além de Regiane Albertini e Álvaro Fazenda, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, e o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do ICT/Unifesp e representante da Congregação do Campus, Marcelo Christiano Gama. Entre as autoridades convidadas, estiveram presentes o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Mario Muniz (representando o prefeito, Anderson Farias), o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a vice-reitora do ITA, Emilia Villani, o presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Jeferson Cheriegate, a docente da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) Maricília Costa (representando o reitor Milton Beltrão), a vice-diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT/Unesp), Symone Cristina Teixeira, além de pró-reitores(as), membros do Gabinete da Reitoria, da Procuradoria, Auditoria Interna, diretores(as) de campi, docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em Educação (TAEs), familiares e convidados(as).
O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do ICT/Unifesp e representante da Congregação do Campus, Marcelo Christiano Gama
Marcelo Gama deu início às falas da mesa agradecendo e parabenizando o trabalho desenvolvido por Regiane Albertini e Álvaro Fazenda durante o primeiro mandato. “Eles assumiram esse cargo em um momento muito específico e muito difícil da nossa história, que foi a pandemia de covid-19. Nós tivemos dois anos de total ausência no campus, tendo contato totalmente virtual, e ainda assim eles conseguiram fazer um ótimo trabalho”. Gama também desejou um excelente segundo mandato à nova direção e se colocou à disposição para o que for necessário.
Raiane Assumpção, Regiane Albertini e Álvaro Fazenda assinando o termo de posse
Após a fala de Marcelo Gama, foram feitas a leitura e assinatura do termo de posse, assinado pela reitora, pela diretora e pelo vice-diretor do ICT/Unifesp, e a transmissão do colar doutoral para a diretora.
Regiane Albertini recebe colar doutoral durante a cerimônia de recondução da Diretoria Acadêmica do ICI/Unifesp
Em seu discurso, o vice-diretor agradeceu a presença da comunidade e relembrou os desafios de assumir a vice-direção durante a pandemia de covid-19, cuja posse ocorreu de forma remota, em razão da necessidade de evitar a transmissão do vírus. Lembrou também da dificuldade em manter as atividades universitárias remotamente e do período de transição para as atividades presenciais. Além da pandemia, destacou também o impacto da restrição orçamentária pela qual as instituições de ensino vêm enfrentando e ressaltou que o trabalho conjunto com a comunidade foi fundamental para superar esses empecilhos. “Decidimos enfrentar mais uma vez esse desafio, renovando a parceria com a professora Regiane e contando novamente com o apoio da comunidade para termos um ICT cada vez melhor”, completou. Ao final, agradeceu o apoio de sua família, da Reitoria, dos pró-reitores, docentes, TAEs, do Parque Tecnológico, da prefeitura e dos demais parceiros.
Álvaro Fazenda falando durante a cerimônia de recondução da Diretoria Acadêmica do ICI/Unifesp
Em seguida, Regiane Albertini celebrou a honrosa oportunidade de ser reconduzida à direção acadêmica e agradeceu a toda comunidade pelo apoio. “A gestão não seria nada se não fosse o trabalho de todos(as) que estão conosco, dispostos(as) a transformar o ICT, com empenho, diálogo e dedicação. São inúmeras demandas, comissões, GTs e somente a união de todos(as) os(as) professores(as), TAEs e colaboradores(as) terceirizados(as) conseguimos realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão”. Bastante emocionada, agradeceu aos filhos e aos pais pelo apoio e compreensão.
Regiane Albertini durante cerimônia de recondução da Diretoria Acadêmica do ICI/Unifesp
A diretora também relembrou o período da pandemia de covid-19 e as dificuldades e desafios enfrentados na adaptação da forma de trabalho e das relações interpessoais. Além disso, enalteceu a avaliação do Ministério da Educação, que atribuiu nota máxima (5) a seis dos sete cursos do ICT/Unifesp, fator que tem contribuído para que os(as) alunos(as) do campus consigam vagas de estágio nas principais empresas da região. Na pós-graduação, falou dos oito programas existentes no campus, dando ênfase ao Doutorado Profissional Interdisciplinar de Inovação Tecnológica, o primeiro da Unifesp nessa modalidade. Na extensão, falou programas desenvolvidos no campus, em especial o Caravana da Ciência, que abriu as portas da instituição para mais de 500 estudantes de escolas públicas da região. Na área da infraestrutura, ressaltou o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, exemplificando a realização das obras de drenagem realizadas nas imediações da Unidade Talim, evitando as enchentes que ocorriam no local e a retomada das obras na Unidade Cidade Jardim, mesmo com restrição de recursos de infraestrutura. “Os desafios são grandes, mas acredito profundamente que a educação transforma vidas, abre portas, constroi pontes, cria possibilidades, nutre os(as) jovens e revela talentos. É uma honra seguir contribuindo para uma educação de qualidade, inovadora e socialmente referenciada. Estamos prontos(as). Vamos juntos fazer com que o ICT atinja os mais elevados patamares de educação”, completou. Ao final, prestou uma homenagem à servidora Daniela Lisboa, secretária da direção acadêmica e, em nome dela, agradeceu a todos(as) os(as) servidores(as) do campus.
Raiane Assumpção durante cerimônia de recondução da Diretoria Acadêmica do ICT/Unifesp
A reitora da Unifesp agradeceu à Regiane Albertini e a Alvaro Fazenda por aceitarem o compromisso de assumir um cargo de gestão tão importante na instituição. “Estar à frente de um cargo de gestão de uma instituição que nós tanto zelamos por ela, uma instituição pública federal que tem um papel de formação, de fazer com que a produção do conhecimento seja colocada a serviço da sociedade, de forma que esse conhecimento possa impactar em políticas públicas, em ciência e em inovação”. Comentou também sobre a importância da participação da comunidade acadêmica na gestão, dando apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Raiane destacou a presença de pró-reitores(as), diretores(as) de campi, e representantes da Procuradoria, Auditoria Interna, o que indica o carinho, compreensão e importância do trabalho conjunto. A reitora lembrou ainda que o Campus São José dos Campos é um exemplo para a universidade no que diz respeito à inovação tecnológica, o que é representado pela sua presença física no Parque Tecnológico, um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil.
Ao final da cerimônia, a reitora prestou uma homenagem à Prefeitura de São José dos Campos e ao ITA, instituições parceiras da Unifesp. O reconhecimento faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da universidade e é realizado como forma de agradecimento a esses(as) parceiros(as) que contribuíram com a instituição ao longo dessas três décadas de existência.
Primeira foto: Reitor da ITA, Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, recebe homenagem; segunda foto: Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Mario Muniz (representando o prefeito, Anderson Farias) recebendo homenagem
Fotos: Alex Reipert