Unifesp assina acordo de cooperação com Ministério da Saúde de Angola
Parceria visa à capacitação de recursos humanos em áreas fundamentais da saúde
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 312
Reitora da Unifesp e equipe do Ministério da Saúde de Angola
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Ministério da Saúde de Angola assinaram, no último dia 28/10, um acordo de cooperação técnica, visando à capacitação de recursos humanos em áreas fundamentais da saúde. O acordo está previsto no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola e faz parte de uma iniciativa de Cooperação Técnica Sul-Sul, voltada para o fortalecimento dos serviços especializados de saúde em Angola.
A Unifesp dará início a esse programa com a oferta de cursos de especialização, contemplando áreas essenciais como Infectologia em Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública, Gerontologia, MBA em Serviços de Limpeza e Desinfecção na Área da Saúde e Família, além da integração com outras áreas médicas e multiprofissionais da universidade. Esta parceria estratégica reforça o compromisso da Unifesp em promover a qualificação de profissionais da saúde e a troca de conhecimentos entre nações, contribuindo para o avanço das práticas e dos serviços de saúde especializados.
Membros da equipe da Unifesp e do Ministério da Saúde de Angola no saguão do prédio da Reitoria da Unifesp
Representando a Unifesp, estiveram presentes a reitora, Raiane Assumpção, a diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SRI/Unifesp), Karen Spadari, as(os) docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) Monica Taminato, Meiry Okuno, Paula Hino e Hugo Fernandes, os docentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Eduardo Medeiros, Manoel Paiva, Andrei Borin e Fernando Kaoru Yonamine e as secretárias da EPE/Unifesp Anacleta Rodrigues Lima e Josiara Oliveira Rosa.
Compuseram a delegação de Angola a ministra da Saúde, Sílvia Paula Valentim Lutucuta, o diretor geral do Instituto de Especialização em Saúde, Mateus Guilherme Miguel, o gestor técnico do Projeto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro, o especialista de formação do projeto, D’Jamel Kitumba, os assistentes de formação do projeto, Albano Eugénio e Adão Chimuanji, a assistente administrativa do projeto, Irina Fortes, e o responsável pelo Departamento de Protocolo e Expediente do Ministério da Saúde de Angola, Victor Francisco.
“A celebração deste acordo representa um marco no desenvolvimento e fortalecimento dos serviços de saúde em Angola e reflete o compromisso da Unifesp em promover o avanço do ensino e da formação de profissionais de saúde qualificados, beneficiando as comunidades locais e a saúde pública global”, comentou a reitora da Unifesp.