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Cograd e Forgrad discutiram futuro da educação superior no Brasil

Escrito por José Luiz Guerra

Pró-reitores(as) de Graduação das universidades federais participaram do IV Cograd e do II Forgrad na UFRN
Pró-reitores(as) de Graduação das universidades federais participaram do IV Cograd e do II Forgrad na UFRN

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2024, ocorreram dois eventos voltados ao ensino superior brasileiro: a IV Reunião Extraordinária do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) e o II Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação (Forgrad). Realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os encontros reuniram representantes de mais de 70 instituições de ensino, incluindo pró-reitores(as) e especialistas da área.

A IV Reunião Extraordinária do Cograd, realizada entre 29 e 31 de outubro, abordou temas cruciais para a gestão da graduação nas universidades públicas federais. Entre as discussões mais importantes, destacou-se a reestruturação dos cursos de graduação, visando revisar o Projeto Político Pedagógico, a reorganização de ofertas e vagas, e o fechamento de cursos inoperantes para que novos possam ser abertos. Além disso, foram discutidos temas como a formação contemporânea dos cursos, a permanência estudantil, as relações étnico-raciais, a diversidade sexual e de gênero, e a saúde mental dos(as) estudantes.

Um ponto de atenção foi o debate sobre o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2025, que trouxe preocupações acerca do modelo atual de ingresso nas universidades. Muitas instituições manifestaram interesse em abandonar o SiSU, devido à desconexão com a regionalidade e à dinâmica de "leilão de vagas". Foram discutidas estratégias para criar processos seletivos próprios e/ou complementares, visando atender às especificidades regionais. Foi apresentada a proposta do Fator de Atenuação das Desigualdades Regionais de Acesso (Fada), que busca reduzir desigualdades regionais através de indicadores sociais e estratégias inclusivas.

Outro tema relevante foi a formação docente para o ensino superior. Foi destacada a importância de se criar uma política continuada de formação, garantindo a permanência e o aperfeiçoamento dos profissionais. Atualmente, 63 universidades já possuem uma política de formação docente, o que foi considerado um avanço significativo, mas ainda necessitando de maior articulação para expandir e consolidar essas iniciativas.

Já o II Encontro Nacional do Forgrad, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, focou na elaboração de diretrizes para fortalecer as pró-reitorias de graduação em nível nacional. Durante o evento, foram discutidas temáticas como a aprovação do estatuto do Forgrad, transformando o fórum em uma associação civil sem fins lucrativos. Questões sensíveis como o Enade das licenciaturas também foram debatidas, com destaque para a necessidade de adequação do sistema às demandas específicas das licenciaturas, principalmente quanto às práticas pedagógicas.

O Forgrad também tratou das dificuldades de acesso e permanência no ensino superior, destacando a importância das ações afirmativas e a necessidade de recursos adicionais para atender estudantes em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência e estudantes indígenas. Além disso, foi debatido o uso de novas estratégias de comunicação para ampliar o alcance do SiSU, como o uso de plataformas digitais e redes sociais para aproximar a universidade dos(as) jovens do ensino médio. O Forgrad culminou na elaboração da "Carta de Natal", um documento que irá reunir os principais pontos discutidos e definir as metas para o ano de 2025. A participação nos eventos foi avaliada como extremamente enriquecedora, reforçando o fortalecimento das redes de pró-reitorias e destacando a necessidade de uma maior articulação para enfrentar os desafios da educação superior no Brasil.