Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Documento orienta a universidade em suas ações e desenvolvimento durante o período de cinco anos

Escrito por Valquíria Carnaúba
A imagem contém um cartaz de divulgação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para o período de 2026-2030. O cartaz tem um fundo esverdeado e apresenta um design moderno com um logotipo circular colorido no canto superior esquerdo.  O texto principal está em destaque com letras grandes e em tom avermelhado, incentivando a participação na definição dos rumos da Unifesp para os próximos cinco anos. A frase central diz: "Ajude a traçar os rumos da Unifesp para os próximos cinco anos!"  No canto inferior direito da imagem, há uma bússola apoiada sobre uma superfície, simbolizando a ideia de direção e planejamento estratégico.  No topo, o título está escrito em verde e preto: "PDI 2026-2030 Plano de Desenvolvimento Institucional • Unifesp"  A imagem transmite uma mensagem de colaboração e planejamento para o futuro da universidade.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) iniciou o processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período que vai de 2026 a 2030. É o documento que orienta a universidade para suas ações e desenvolvimento durante o período de cinco anos. Apresenta as estratégias a serem adotadas, estabelece objetivos e metas, busca consolidar diretrizes, identidade e princípios comuns a todos. Articula-se, de forma direta, com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), estruturando condições para sua adoção e desenvolvimento ao longo do tempo. Ambos são documentos estruturantes da Universidade.

Do ponto de vista estratégico da Unifesp, pautado pela legislação federal, o PDI busca também alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Nações Unidas, através dos 17 ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em conformidade com os protocolos internacionais assinados pelo Estado brasileiro. Adicionalmente, o PDI de cada instituição de ensino superior deve estar alinhado a metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (atualmente regido pela Lei 13.005/2014).

A estruturação do novo PDI passou, em um primeiro momento, pelas discussões realizadas em outubro de 2024, durante o Ciclo de Seminários de Planejamento Institucional - "O Papel das Universidades Federais no Cumprimento do Plano Nacional de Educação". Os encontros integram um conjunto de ações promovidas pela instituição para dar início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2026-2030.

O primeiro evento, realizado em 22 de outubro, contou com a participação de Maria Selma da Rocha, diretora de articulação com sistemas de ensino do MEC e teve como tema o papel das universidades federais no cumprimento do Plano Nacional de Educação de 2024, projeto de lei que foi encaminhado para votação no Congresso Nacional. Na ocasião, Rocha defendeu que um novo plano de educação deve refletir as mudanças ocorridas no país na última década, ainda que nem todas as metas do plano anterior tenham sido atingidas.

A diretora de articulação com sistemas de ensino do MEC destacou, na ocasião, os principais eixos que irão nortear o novo PNE, e impactam diretamente as universidades públicas. Entre eles, estão a implementação de políticas que promovem acesso à permanência e à conclusão em cursos de graduação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preferencialmente para mulheres e; ampliar o percentual de mestres e doutores na população, com objetivo de alcançar a titulação de 35 mestres e 20 doutores por 100 mil habitantes considerando as desigualdades regionais, raciais, linguísticas, socioeconômicas, de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência.

Conforme delimita Fabio Cesar Venturini, pró-reitor adjunto de Planejamento, o futuro PDI visa consolidar o planejamento da Unifesp em seus diversos eixos de atuação, tais como, ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e responsabilidade social, focando em meios mais abrangentes de prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle. “O documento reunirá os objetivos e as tarefas que realizaremos, no dia a dia, durante os próximos cinco anos, inspirado no território e contexto histórico que o circunda, marcado por intensas mudanças sociais e econômicas”.

A reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, afirma que é importante que todo(a)s apresentem sua visão e suas propostas sobre as diretrizes, objetivos e estratégias para o novo PDI 2026-2030, contribuindo para a definição de prioridades e ações que fortaleçam o papel da universidade pública na promoção do ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A participação ativa da comunidade acadêmica e da sociedade é fundamental para garantir que o planejamento institucional reflita as necessidades e desafios contemporâneos, consolidando um projeto educacional comprometido com a inclusão, a excelência acadêmica e a relação com a sociedade. O processo deve ser pautado pelo diálogo aberto, pela transparência e pela colaboração entre diferentes setores da universidade e da comunidade externa. Ao estimular a diversidade de perspectivas e o engajamento coletivo, a Unifesp reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada e voltada para a transformação da realidade".

Venturini lembra que, nessa primeira etapa - entre os meses de fevereiro a junho, a universidade vai realizar sucessivas consultas à comunidade externa e interna a fim de desenhar essas demandas para o próximo quinquênio. Serão ouvidos, técnicos, estudantes, professores, no âmbito dos departamentos acadêmicos, administrativos. Cada campus terá também instâncias de escuta e participação. Participe você também das atividades desenvolvidas no campus mais próximo!

A consulta pública do PDI 2026-2030 já está disponível.
Saiba mais aqui e participe.

 

Artigos relacionados