Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Elaine Lourenço e Edna Marins assumem, respectivamente, a direção e a vice-direção para o quadriênio 2025-2029

Escrito por José Luiz Guerra e Valquíria Carnaúba

A imagem mostra três mulheres em um evento formal, possivelmente uma cerimônia de posse ou formatura. Elas estão vestindo trajes pretos formais, sendo que a pessoa no centro também usa uma faixa branca sobre a roupa e segura um certificado ou diploma com moldura verde. Todas estão sorrindo e parecem felizes com a ocasião. O fundo da imagem revela um auditório com pessoas sentadas e outras de pé, indicando que se trata de um evento oficial. A iluminação e o ambiente sugerem um espaço acadêmico ou institucional.
Elaine Lourenço, Raiane Assumpção e Edna Martins com o termo de posse em mãos

A nova diretoria acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos tomou posse na segunda-feira, dia 24 de março, em cerimônia realizada no Teatro Adamastor Pimentas. As professoras Elaine Lourenço e Edna Martins assumiram, respectivamente, a direção e vice-direção da EFLCH/Unifesp para o quadriênio 2025-2029.

A cerimônia, conduzida por Ailton Mesquita, técnico administrativo em educação do campus, e interpretada em Libras por Rafael Martins e Cláudia Cardoso, contou com a presença da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, do diretor acadêmico do Campus Guarulhos na gestão 2021-2025, Bruno Comparato, da vice-diretora acadêmica da mesma gestão, Sandra Regina Leite de Campos, das novas diretora e vice-diretora do campus, respectivamente, Elaine Lourenço e Edna Martins, e do professor da EFLCH/Unifesp e membro da congregação do Campus Marcio Hollosi.

Também estiveram presentes a vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt, as pró-reitoras de Extensão e Cultura, Debora Galvani, de Graduação, Ana Gouw, e de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Fernando Atique, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fábio César Venturini, o chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Levy, o diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, Magnus Dias, a diretora administrativa do Campus Guarulhos, Janete Cristina Marques, o deputado federal Alencar Santana, as vereadoras de Guarulhos Fernanda Curti e Janete Pietá, o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, a socióloga e coordenadora do Observatório de Direitos Humanos de Guarulhos, Larissa Aquino, a gerente adjunta do Sesc Guarulhos, Kelly Cecília Teixeira Ferrari, e os ex-diretores acadêmicos do Campus Guarulhos, Marcos Cesar de Freitas e Daniel Vazquez, o coordenador do Sintunifesp, Antônio Souza, além de docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em Educação (TAEs), estudantes e demais representantes da comunidade presentes.

A imagem mostra uma mulher de negra e óculos falando em um púlpito durante um evento oficial. Ela está vestindo um traje formal preto e parece estar fazendo um discurso ou pronunciamento. O púlpito tem um design em madeira e exibe o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), indicando que a cerimônia está acontecendo nessa instituição. O fundo conta com uma cortina preta, o que sugere um ambiente de auditório ou teatro. A expressão da oradora transmite seriedade e comprometimento.
Sandra Regina Leite de Campos, ex-vice-diretora da Eflch/Unifesp

Sandra Regina Leite de Campos, que encerra sua gestão como vice-diretora acadêmica do Campus Guarulhos, relembrou os desafios e as adversidades enfrentadas e enalteceu o trabalho dos(as) técnicos(as) administrativos(as). "Foi uma caminhada gigantesca que trouxe pessoalmente uma leve dimensão do quão grande e complexa é a nossa instituição. Desejo às diretoras, Elaine e Edna, sorte, equilíbrio e ternura para levar este bastão nos próximos quatro anos. Pessoalmente, eu posso dizer que foi uma das mais intensas, extensas e gratificantes experiências de vida, por conhecer as pessoas de um ângulo que eu jamais teria oportunidade se não estivesse nesse lugar”. Também agradeceu o diretor Bruno Comparato pela parceria e pelo trabalho realizado.

A imagem mostra um homem com cabelos grisalhos curtos e um sorriso suave, em pé atrás de um pódio de madeira. Ele está usando uma camisa preta e um cordão verde pendurado no pescoço.  O pódio de madeira tem um design moderno, com ripas de madeira dispostas verticalmente. Há um microfone preto em um suporte flexível à sua frente, e o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) é visível na parte inferior do pódio.  O fundo atrás do homem e do pódio é uma cortina escura, possivelmente preta ou azul marinho, com dobras visíveis. A iluminação parece ser focada no homem, destacando-o em relação ao fundo mais escuro.  O homem parece estar em um evento formal, possivelmente uma palestra ou cerimônia, dada sua posição atrás do pódio e o microfone à sua frente. Ele está olhando para a direita e sorrindo, sugerindo que ele está interagindo com alguém ou com a audiência que não é visível na imagem.
Bruno Comparato, ex-diretor da EFLCH/Unifesp

Na sequência, em sua fala, Comparato agradeceu o apoio dos(as) TAEs, docentes, estudantes e da equipe da Reitoria e pró-reitorias. O diretor agradeceu o ex-prefeito Elói Pietá, responsável pela doação do terreno no qual a EFLCH/Unifesp está instalada, bem como o deputado federal Alencar Santana pelo apoio fundamental na manutenção e melhoria das instalações do campus, por meio da concessão de emendas parlamentares. Por fim, destacou que a sua gestão foi marcada pela busca constante pelo diálogo com a comunidade. “O que deve sempre prevalecer é o debate, ou seja, tudo que os gregos faziam quando inventaram a democracia. É isso que deve prevalecer em todas as situações”. Por fim, agradeceu a diretora administrativa, Janete Marques, à secretária da direção acadêmica, Andrea Torres, e à vice-diretora, Sandra Campos. “Agora volto para a sala de aula e, como eu gosto muito de uma frase do Paulo Freire que diz que 'professor não é quem sempre ensina, mas quem, de repente aprende', eu ainda tenho muito a aprender”, concluiu.

A imagem mostra um homem careca com barba grisalha fazendo um gesto com o dedo indicador levantado, como se estivesse enfatizando um ponto durante uma fala. Ele veste uma vestimenta acadêmica preta e parece estar participando de um evento formal. Ao fundo, há uma mesa com uma toalha vermelha, garrafas de água e algumas pessoas vestidas de maneira semelhante, observando a cena. Também é possível ver um púlpito de madeira, semelhante ao da imagem anterior, sugerindo que ambos os eventos fazem parte da mesma cerimônia.
Marcio Hollosi, docente da EFLCH/Unifesp e membro da Congregação

Em seguida, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o professor e membro da Congregação da EFLCH Marcio Hollosi fez um agradecimento a Bruno Comparato e Sandra Campos, destacando o trabalho realizado à frente da direção acadêmica nos últimos quatro anos e saudou as componentes da nova gestão, dando ênfase à trajetória acadêmica de Elaine Lourenço e Edna Martins, desejando uma gestão profícua e repleta de realizações. Em seguida, o termo de posse foi lido e assinado pela reitora e pelas novas diretora e vice-diretora da EFLCH/Unifesp e, posteriormente, o diretor, Bruno Comparato, transmitiu o colar doutoral à nova diretora acadêmica, Elaine Lourenço.

A imagem mostra uma mulher de cabelos roxos e óculos recebendo uma medalha com uma fita verde de um homem, ambos vestidos com trajes formais pretos. A mulher está sorrindo, demonstrando felicidade com o momento. O homem, que parece estar conduzindo a cerimônia, está cuidadosamente colocando a medalha ao redor do pescoço dela. No fundo, há um auditório com cadeiras vermelhas e algumas pessoas acompanhando o evento. A iluminação e o ambiente indicam que se trata de uma solenidade oficial, possivelmente acadêmica ou institucional.
Elaine Lourenço recebendo o colar doutoral de Bruno Comparato

Em seu discurso, a vice-diretora eleita, Edna Martins, iniciou sua fala descrevendo sua trajetória de vida, desde a infância até o presente momento. Lembrou também do momento no qual ingressou na Unifesp, quando o edifício acadêmico sequer havia sido construído, e que teve a oportunidade de acompanhar e participar do crescimento de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “São tantos alunos e alunas, tantas histórias e hoje eu tenho imenso orgulho de ter acompanhado a construção desse campus e participado da implementação de políticas públicas que tornaram nossa universidade um espaço mais diverso, mais representativo e mais comprometido com a transformação social. E é tão emocionante ver nossos estudantes saindo daqui para trilhar suas carreiras, carregando, não apenas o momento do conhecimento, mas também um olhar de saudade e gratidão. Isso me faz ter certeza de que cada tijolo, cada esforço, cada desafio valeu e ainda vale a pena”. Edna reforçou ainda que, apesar dos desafios, é possível transformar as dificuldades em oportunidades e construir um futuro acadêmico sólido, inspirador e cheio de significados. Por fim, fez a leitura do poema “Todas as vidas”, de Cora Coralina.

A imagem mostra uma mulher com cabelos loiros curtos e ondulados, usando óculos vermelhos e um terno cinza escuro. Ela está em pé atrás de um pódio de madeira com um microfone à sua frente, falando para uma audiência que não é visível na imagem.  O pódio de madeira tem um design moderno, com ripas de madeira dispostas verticalmente. Há um logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) visível na parte inferior do pódio.  O fundo atrás da mulher e do pódio é uma cortina escura, possivelmente preta ou azul marinho, com dobras visíveis. A iluminação parece ser focada na mulher, destacando-a em relação ao fundo mais escuro.  A mulher parece estar em um evento formal, possivelmente uma palestra ou cerimônia, dada sua posição atrás do pódio e o microfone à sua frente. Ela segura um pedaço de papel em suas mãos, sugerindo que ela está lendo um discurso ou notas.
Edna Martins, nova vice-diretora acadêmica da EFLCH/Unifesp

A diretora eleita, Elaine Lourenço, iniciou seu discurso saudando a presença das autoridades e da comunidade e agradeceu pelo convite para concorrer à direção acadêmica do Campus Guarulhos e pelo apoio da comunidade. “Para mim, é uma honra e uma enorme alegria poder assumir a direção deste campus, que de alguma forma faz parte dos sonhos e da militância na minha juventude. É importante mencionar a luta histórica para a ampliação e abertura da universidade pública para os mais pobres, para uma população que sempre foi marginalizada destes espaços”. A nova diretora destacou os números do Campus Guarulhos, que abriga o maior número de cursos de graduação e de vagas ofertadas para ingresso no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e a primeira residência pedagógica do país. Lembrou também que o mês de março de 2025 marca a celebração dos 18 anos de fundação do Campus Guarulhos, fruto do processo de expansão das universidades, e destacou seu orgulho de ser professora da Unifesp e, agora, diretora acadêmica do campus. “Nesses próximos quatro anos, vou me dedicar com afinco para aprimorar a Eflch/Unifesp e espero contar com o apoio de todos e todas que estão aqui. A EFLCH e a Unifesp somos nós”, concluiu.

A imagem mostra uma mulher com cabelos roxos e óculos discursando em um púlpito de madeira com o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Ela veste uma vestimenta acadêmica preta com uma faixa verde no pescoço, sugerindo um evento formal, como uma cerimônia de posse ou formatura. Ela segura um papel na mão e fala ao microfone com uma expressão confiante. O fundo apresenta uma parede de madeira com detalhes horizontais, criando um ambiente elegante e institucional.
Elaine Lourenço, diretora acadêmica da EFLCH/Unifesp

Por fim, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, cumprimentou a gestão que se encerra e a nova gestão do Campus Guarulhos, agradecendo por se colocarem à disposição da universidade em um cargo de tamanha importância. Agradeceu também o docente Marcio Hollosi, que representou a congregação do Campus, e fez um agradecimento especial ao deputado federal Alencar Santana, não somente pela concessão de emendas, mas principalmente pela sua luta em defesa da universidade pública federal. Também agradeceu Elói e Janete Pietá pela atuação no processo de implantação do campus, à vereadora Fernanda Curti, pelo apoio nas principais demandas do cotidiano do campus, como transporte e segurança. Ressaltou também a presença da vice-reitora, Lia Bittencourt, dos pró-reitores e pró-reitoras presentes, da diretora administrativa, Janete Marques, do diretor da EPM/Unifesp, Magnus Dias, dos ex-diretores do campus, Marcos Cezar de Freitas e Daniel Vazquez, do coordenador do Sintunifesp, Antônio Souza, além da comunidade acadêmica.

A imagem mostra uma mulher discursando em um púlpito de madeira com um microfone. O púlpito tem um logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) na frente. A mulher veste uma toga acadêmica preta e branca com uma faixa de tecido brilhante nos ombros, indicando um evento formal, possivelmente uma cerimônia de posse ou formatura. O fundo tem uma cortina escura, reforçando o ambiente solene da ocasião.
Raiane Assumpção, reitora da Unifesp

A reitora pontuou que a gestão da universidade de um modo geral e do campus, de forma específica, representa um desafio que, quando feita a partir de uma construção coletiva, permite melhor fluidez nos processos, trazendo melhores resultados e destacou que o Campus Guarulhos da Unifesp é o único no país entre as universidades federais que é exclusivo das ciências humanas. “Aqui é um lugar de potência, de criação de possibilidades, de como fazer a formação das ciências humanas, possibilitando a formação de quadros que atuarão em busca de justiça social, da soberania nacional e para que as políticas públicas, de fato, sejam efetivas”. Raiane se colocou à disposição da nova direção para atuar no que for necessário. “É um trabalho conjunto, feito com diálogo, cada um com a sua responsabilidade, mas entendendo que, dessa forma, faremos uma travessia com uma construção profícua e à altura do que a Universidade Federal de São Paulo merece. Parabéns e conte conosco”, finalizou.

Fotos: Alex Reipert

 

Artigos relacionados