Nova direção acadêmica da EFLCH/Unifesp toma posse
Elaine Lourenço e Edna Marins assumem, respectivamente, a direção e a vice-direção para o quadriênio 2025-2029
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 167
Elaine Lourenço, Raiane Assumpção e Edna Martins com o termo de posse em mãos
A nova diretoria acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos tomou posse na segunda-feira, dia 24 de março, em cerimônia realizada no Teatro Adamastor Pimentas. As professoras Elaine Lourenço e Edna Martins assumiram, respectivamente, a direção e vice-direção da EFLCH/Unifesp para o quadriênio 2025-2029.
A cerimônia, conduzida por Ailton Mesquita, técnico administrativo em educação do campus, e interpretada em Libras por Rafael Martins e Cláudia Cardoso, contou com a presença da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, do diretor acadêmico do Campus Guarulhos na gestão 2021-2025, Bruno Comparato, da vice-diretora acadêmica da mesma gestão, Sandra Regina Leite de Campos, das novas diretora e vice-diretora do campus, respectivamente, Elaine Lourenço e Edna Martins, e do professor da EFLCH/Unifesp e membro da congregação do Campus Marcio Hollosi.
Também estiveram presentes a vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt, as pró-reitoras de Extensão e Cultura, Debora Galvani, de Graduação, Ana Gouw, e de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Fernando Atique, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fábio César Venturini, o chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Levy, o diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, Magnus Dias, a diretora administrativa do Campus Guarulhos, Janete Cristina Marques, o deputado federal Alencar Santana, as vereadoras de Guarulhos Fernanda Curti e Janete Pietá, o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, a socióloga e coordenadora do Observatório de Direitos Humanos de Guarulhos, Larissa Aquino, a gerente adjunta do Sesc Guarulhos, Kelly Cecília Teixeira Ferrari, e os ex-diretores acadêmicos do Campus Guarulhos, Marcos Cesar de Freitas e Daniel Vazquez, o coordenador do Sintunifesp, Antônio Souza, além de docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em Educação (TAEs), estudantes e demais representantes da comunidade presentes.
Sandra Regina Leite de Campos, ex-vice-diretora da Eflch/Unifesp
Sandra Regina Leite de Campos, que encerra sua gestão como vice-diretora acadêmica do Campus Guarulhos, relembrou os desafios e as adversidades enfrentadas e enalteceu o trabalho dos(as) técnicos(as) administrativos(as). "Foi uma caminhada gigantesca que trouxe pessoalmente uma leve dimensão do quão grande e complexa é a nossa instituição. Desejo às diretoras, Elaine e Edna, sorte, equilíbrio e ternura para levar este bastão nos próximos quatro anos. Pessoalmente, eu posso dizer que foi uma das mais intensas, extensas e gratificantes experiências de vida, por conhecer as pessoas de um ângulo que eu jamais teria oportunidade se não estivesse nesse lugar”. Também agradeceu o diretor Bruno Comparato pela parceria e pelo trabalho realizado.
Bruno Comparato, ex-diretor da EFLCH/Unifesp
Na sequência, em sua fala, Comparato agradeceu o apoio dos(as) TAEs, docentes, estudantes e da equipe da Reitoria e pró-reitorias. O diretor agradeceu o ex-prefeito Elói Pietá, responsável pela doação do terreno no qual a EFLCH/Unifesp está instalada, bem como o deputado federal Alencar Santana pelo apoio fundamental na manutenção e melhoria das instalações do campus, por meio da concessão de emendas parlamentares. Por fim, destacou que a sua gestão foi marcada pela busca constante pelo diálogo com a comunidade. “O que deve sempre prevalecer é o debate, ou seja, tudo que os gregos faziam quando inventaram a democracia. É isso que deve prevalecer em todas as situações”. Por fim, agradeceu a diretora administrativa, Janete Marques, à secretária da direção acadêmica, Andrea Torres, e à vice-diretora, Sandra Campos. “Agora volto para a sala de aula e, como eu gosto muito de uma frase do Paulo Freire que diz que 'professor não é quem sempre ensina, mas quem, de repente aprende', eu ainda tenho muito a aprender”, concluiu.
Marcio Hollosi, docente da EFLCH/Unifesp e membro da Congregação
Em seguida, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o professor e membro da Congregação da EFLCH Marcio Hollosi fez um agradecimento a Bruno Comparato e Sandra Campos, destacando o trabalho realizado à frente da direção acadêmica nos últimos quatro anos e saudou as componentes da nova gestão, dando ênfase à trajetória acadêmica de Elaine Lourenço e Edna Martins, desejando uma gestão profícua e repleta de realizações. Em seguida, o termo de posse foi lido e assinado pela reitora e pelas novas diretora e vice-diretora da EFLCH/Unifesp e, posteriormente, o diretor, Bruno Comparato, transmitiu o colar doutoral à nova diretora acadêmica, Elaine Lourenço.
Elaine Lourenço recebendo o colar doutoral de Bruno Comparato
Em seu discurso, a vice-diretora eleita, Edna Martins, iniciou sua fala descrevendo sua trajetória de vida, desde a infância até o presente momento. Lembrou também do momento no qual ingressou na Unifesp, quando o edifício acadêmico sequer havia sido construído, e que teve a oportunidade de acompanhar e participar do crescimento de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “São tantos alunos e alunas, tantas histórias e hoje eu tenho imenso orgulho de ter acompanhado a construção desse campus e participado da implementação de políticas públicas que tornaram nossa universidade um espaço mais diverso, mais representativo e mais comprometido com a transformação social. E é tão emocionante ver nossos estudantes saindo daqui para trilhar suas carreiras, carregando, não apenas o momento do conhecimento, mas também um olhar de saudade e gratidão. Isso me faz ter certeza de que cada tijolo, cada esforço, cada desafio valeu e ainda vale a pena”. Edna reforçou ainda que, apesar dos desafios, é possível transformar as dificuldades em oportunidades e construir um futuro acadêmico sólido, inspirador e cheio de significados. Por fim, fez a leitura do poema “Todas as vidas”, de Cora Coralina.
Edna Martins, nova vice-diretora acadêmica da EFLCH/Unifesp
A diretora eleita, Elaine Lourenço, iniciou seu discurso saudando a presença das autoridades e da comunidade e agradeceu pelo convite para concorrer à direção acadêmica do Campus Guarulhos e pelo apoio da comunidade. “Para mim, é uma honra e uma enorme alegria poder assumir a direção deste campus, que de alguma forma faz parte dos sonhos e da militância na minha juventude. É importante mencionar a luta histórica para a ampliação e abertura da universidade pública para os mais pobres, para uma população que sempre foi marginalizada destes espaços”. A nova diretora destacou os números do Campus Guarulhos, que abriga o maior número de cursos de graduação e de vagas ofertadas para ingresso no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e a primeira residência pedagógica do país. Lembrou também que o mês de março de 2025 marca a celebração dos 18 anos de fundação do Campus Guarulhos, fruto do processo de expansão das universidades, e destacou seu orgulho de ser professora da Unifesp e, agora, diretora acadêmica do campus. “Nesses próximos quatro anos, vou me dedicar com afinco para aprimorar a Eflch/Unifesp e espero contar com o apoio de todos e todas que estão aqui. A EFLCH e a Unifesp somos nós”, concluiu.
Elaine Lourenço, diretora acadêmica da EFLCH/Unifesp
Por fim, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, cumprimentou a gestão que se encerra e a nova gestão do Campus Guarulhos, agradecendo por se colocarem à disposição da universidade em um cargo de tamanha importância. Agradeceu também o docente Marcio Hollosi, que representou a congregação do Campus, e fez um agradecimento especial ao deputado federal Alencar Santana, não somente pela concessão de emendas, mas principalmente pela sua luta em defesa da universidade pública federal. Também agradeceu Elói e Janete Pietá pela atuação no processo de implantação do campus, à vereadora Fernanda Curti, pelo apoio nas principais demandas do cotidiano do campus, como transporte e segurança. Ressaltou também a presença da vice-reitora, Lia Bittencourt, dos pró-reitores e pró-reitoras presentes, da diretora administrativa, Janete Marques, do diretor da EPM/Unifesp, Magnus Dias, dos ex-diretores do campus, Marcos Cezar de Freitas e Daniel Vazquez, do coordenador do Sintunifesp, Antônio Souza, além da comunidade acadêmica.
Raiane Assumpção, reitora da Unifesp
A reitora pontuou que a gestão da universidade de um modo geral e do campus, de forma específica, representa um desafio que, quando feita a partir de uma construção coletiva, permite melhor fluidez nos processos, trazendo melhores resultados e destacou que o Campus Guarulhos da Unifesp é o único no país entre as universidades federais que é exclusivo das ciências humanas. “Aqui é um lugar de potência, de criação de possibilidades, de como fazer a formação das ciências humanas, possibilitando a formação de quadros que atuarão em busca de justiça social, da soberania nacional e para que as políticas públicas, de fato, sejam efetivas”. Raiane se colocou à disposição da nova direção para atuar no que for necessário. “É um trabalho conjunto, feito com diálogo, cada um com a sua responsabilidade, mas entendendo que, dessa forma, faremos uma travessia com uma construção profícua e à altura do que a Universidade Federal de São Paulo merece. Parabéns e conte conosco”, finalizou.
Fotos: Alex Reipert