Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Instituição reuniu estudantes de 19 nacionalidades em três eventos voltados para a integração e aprendizado cultural

Escrito por Paula Garcia. Fotos: Carlos Dias

Um grupo de 15 pessoas diversas posa sorridente para uma foto em frente a uma parede com ferramentas antigas e elementos de madeira, no Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo
Estudantes internacionais na visita guiada ao Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo

Como parte das comemorações dos seus 30 anos, a Unifesp promoveu o I Encontro de Estudantes Internacionais, reunindo cerca de 80 estudantes de 19 países diferentes, que estudam em 21 cursos de graduação nos diferentes campi da Unifesp. A série de eventos, realizada em três momentos distintos, proporcionou oportunidades de troca cultural, reflexão sobre as dificuldades enfrentadas de adaptação e uma maior aproximação da universidade com sua comunidade internacional.

Um grupo de 12 pessoas diversas posa sorridente em uma sala, ao lado de um cartaz com a imagem de um perfil afro e o título "Eppen Preta".
Encontro ocorrido no Campus Osasco durante a Semana da Consciência Negra

O primeiro evento ocorreu em 16 de outubro, com um encontro on-line que contou com a presença da vice-reitora da Unifesp, Lia Rita Azeredo Bittencourt, do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa), Anderson Rosa, tendo como mediadores o docente Carlos Dias (Praepa e EFLCH) e a assistente social Verônica Janini (NAE-Diadema). Também participaram do encontro os(as) estudantes de graduação da Unifesp, que ingressaram por meio do Processo Seletivo para Refugiados(as), Apátridas e Portadores(as) de Visto Humanitário, bem como pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), assim como os egressos, Abbé Tossa e Yao Jean-Pierre Koffi, que hoje atuam profissionalmente no Brasil. O evento foi finalizando com a conferência da docente Carolina Pedroso, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN).

Sete pessoas sorriem em uma sala com uma mesa coberta por toalhas xadrez, cheia de alimentos, bebidas e itens de festa.  A foto mostra sete pessoas diversas, sorrindo em volta de uma mesa com lanches, bebidas e doces, em um ambiente interno, como uma sala de reunião.
Cafés temáticos nos campi Guarulhos e São Paulo

O segundo momento aconteceu durante a Semana da Consciência Negra, com cafés temáticos realizados nos campi Guarulhos, São Paulo e Osasco. Nessas conversas, estudantes internacionais puderam relatar suas experiências na universidade e no Brasil.

A foto mostra um grupo de 13 pessoas posando em frente à fachada do *Museu Afro Brasil Emanoel Araujo*, sorrindo e vestidas casualmente.
Visita guiada ao Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo


Encerrando a programação, no dia 7 de dezembro foi realizada uma visita guiada ao Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo, no Parque do Ibirapuera, conduzida pelo educador e egresso do curso de Relações Internacionais do Campus Osasco, Yao Jean-Pierre Koffi. O evento foi finalizado com um piquenique no parque, celebrando a diversidade cultural que marca a presença dos(as) estudantes internacionais na Unifesp.

A foto mostra seis pessoas em um ambiente externo arborizado, sorrindo e segurando canecas pretas enquanto posam para a foto.
Piquenique no Parque do Ibirapuera

“O I Encontro de Estudantes Internacionais da Unifesp foi uma oportunidade da instituição conhecer mais sobre seus/suas estudantes, compreender as dificuldades de adaptação pelas quais muitos(as) têm passado, especialmente na relação professor(a)-aluno(a) na sala de aula, e também de aprender com a diversidade cultural e epistemológica”, finaliza o docente Carlos Dias.