Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Evento reuniu pessoas que fizeram parte da história da instituição, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil

Escrito por Ellen Cursino e José Luiz Guerra

No dia 13 de dezembro de 2024, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) celebrou seus 30 anos de história em uma sessão solene do Conselho Universitário (Consu). A cerimônia, realizada no edifício da Reitoria da Unifesp e transmitida pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, reuniu autoridades públicas, membros da comunidade acadêmica e parceiros estratégicos, simbolizando a trajetória de crescimento e consolidação da universidade como referência em ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde. A cerimônia foi aberta pela reitora da Unifesp e presidente do Consu, Raiane Assumpção, que conduziu a solenidade ao lado da vice-reitora, Lia Bittencourt.

A imagem mostra uma mulher vestindo uma beca acadêmica, com detalhes em preto e branco, durante o que parece ser uma cerimônia formal. Ela está sentada à mesa, falando ao microfone, gesticulando com as mãos e sorrindo. No fundo, parte da palavra "UNIFESP" está visível, indicando que o evento pode estar relacionado à Universidade Federal de São Paulo. Na mesa, há um copo d'água, uma jarra, e alguns outros objetos organizados.
A reitora, Raiane Assumpção, falando durante o início da solenidade

Desde sua transformação de Escola Paulista de Medicina em universidade, em 1994, a Unifesp ampliou significativamente sua estrutura e impacto. Hoje, conta com mais de 20 mil estudantes, um corpo docente de cerca de 2 mil professores(as) e mais de 3 mil servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, distribuídos(as) em sete campi - Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo e Zona Leste.

A reitora iniciou o evento agradecendo aos(às) presentes e ressaltou a importância de pessoas que tiveram papel fundamental ao longo da história da Unifesp, desde sua fundação, em 1994, passando pelo processo de expansão para os demais campi, até os dias atuais, dentre as quais destacou dirigentes da instituição, pró-reitores(as), docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, prefeitos(as), parlamentares e membros da sociedade civil. “Estar aqui hoje é fruto de muito trabalho e de muita articulação e de um propósito comum em que inúmeras pessoas se colocaram para essa universidade que temos hoje”.

Denominação do Auditório Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugeri

A imagem mostra um grupo de seis pessoas posando para uma foto em frente a uma entrada marcada com a inscrição: "AUDITÓRIO PROFª DRª IEDA M. L. MAUGERI". O local parece ser um espaço acadêmico ou institucional. Duas das pessoas no centro estão vestindo becas acadêmicas formais, sugerindo que o evento pode ser uma cerimônia universitária ou de formatura. Os outros quatro participantes estão vestidos de forma elegante, com trajes sociais. Há plantas decorativas ao redor, e o ambiente parece ser interno, com uma atmosfera formal e organizada.
Wagner Maugeri, marido da professora Ieda, participou do descerramento da placa do auditório

Uma das homenagens realizadas durante a sessão solene do Consu foi a denominação do Auditório da Reitoria como Auditório Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugeri. O chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Rodrigues Levy, fez o histórico do processo que culminou na homenagem, por iniciativa do gabinete e aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) em 22/10/24, além de descrever o currículo acadêmico da professora Ieda Maugeri e sua atuação em diversas instâncias da Unifesp. Na ocasião, o marido dela, Wagner Maugeri, esteve no descerramento da placa do auditório, e sua filha, Fernanda Maugeri, participou remotamente do Consu, lendo uma homenagem à docente.

A imagem mostra um evento formal acontecendo em um auditório. Há uma mesa principal com quatro pessoas sentadas, duas delas usando becas acadêmicas. Na lateral esquerda, um homem está em um púlpito, possivelmente fazendo um discurso. Ao fundo, estão hasteadas bandeiras, incluindo a do Brasil e da instituição anfitriã.  No lado direito, uma grande tela exibe uma videoconferência, mostrando uma mulher loira falando, e ao lado dela há um pequeno quadro com um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Arranjos florais decoram o local, reforçando o clima formal e comemorativo. O evento parece envolver um componente híbrido, com participantes presenciais e virtuais.
Fernanda Maugeri, filha da professora Ieda, participou remotamente do Consu, lendo uma homenagem à docente

Após a homenagem, o cerimonialista do evento, Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin, apresentou no telão a documentação histórica da criação da universidade, com a publicação do ato, em 15 de dezembro de 1994, assinado pelo então ministro de Estado da Educação e do Desporto, Murílio de Avellar Hingel, que marcou, oficialmente, a criação da Unifesp.

Comissão dos 30 anos apresenta as ações realizadas

A imagem mostra um ambiente formal, provavelmente uma sala de conferências ou auditório, com um evento acadêmico ou institucional em andamento. Há quatro pessoas em destaque:  Uma mulher está em pé à esquerda, atrás de um púlpito de madeira que exibe a inscrição "UNIFESP" (Universidade Federal de São Paulo). Ela parece estar apresentando ou discursando. Ao fundo, três pessoas estão sentadas em uma mesa comprida, que também possui o logotipo da UNIFESP. Elas estão assistindo ou participando do evento. Há flores decorativas dispostas ao lado do púlpito e em frente à mesa principal, trazendo um toque formal ao ambiente. No painel de fundo, uma apresentação de slides é exibida, incluindo um logotipo e elementos visuais que sugerem um tema acadêmico ou de gestão. As bandeiras do Brasil e da UNIFESP estão posicionadas ao lado esquerdo da imagem, reforçando o caráter oficial do evento. O espaço é bem iluminado e conta com piso de madeira, além de cadeiras e equipamentos típicos de conferências.
A presidente da Comissão dos 30 anos, Maria Lucia Formigoni, foi a encarregada de apresentar as ações desenvolvidas pela comissão dos 30 anos da Unifesp

A presidente da Comissão dos 30 anos, Maria Lucia Formigoni, foi a encarregada de apresentar as ações desenvolvidas pela comissão dos 30 anos da Unifesp. Composta por servidores(as) e colaboradores(as) de diversas áreas da instituição, o grupo atuou na promoção de eventos esportivos, acadêmicos e culturais, desde a criação da marca comemorativa dos 30 anos, em 15 de dezembro de 2023, passando pelas realizações da corrida e caminhada do Graacc, 10.º Congresso Acadêmico Unifesp e prêmios Mulheres Cientistas e de Excelência e Pesquisa, por exemplo.

Foram lançadas também uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Unifesp, o lançamento de um tour virtual pelos campi, além de um e-book, com a história dos 30 anos da Unifesp em fascículos, apresentado pelo professor Pedro Marques.

Fala das autoridades

Representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, cumprimentou os(as) presentes na solenidade e destacou a importância do momento no qual a cerimônia é realizada, em um cenário pós-pandemia no qual a Unifesp, bem como as demais universidades públicas, tomaram à frente das pesquisas e das ações que colaboraram para o controle da circulação do vírus no país, ressaltando também o brilhante papel do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária lembrou que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assinou, em 2011, o ato que expandiu a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) durante a gestão do professor Walter Albertoni. Posteriormente, como prefeito de São Paulo, Haddad assinou, em 2013, a cessão do terreno onde hoje se encontra o campus da Unifesp na Zona Leste. “Parabéns por esses 30 anos dessa linda história. Parabéns a cada um e a cada uma que faz essa história todo dia, eu acho que vocês têm muito do que se orgulhar”, completou.

A imagem mostra uma mulher em pé atrás de um púlpito com o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Ela está vestida de forma elegante, com uma blusa branca, e parece estar discursando ou apresentando algo, já que há um microfone fixado no púlpito.  Ao fundo, há três bandeiras visíveis: a do Brasil, a do estado de São Paulo e uma terceira que parece ser institucional, provavelmente da UNIFESP. O ambiente tem uma aparência formal e oficial, característico de eventos acadêmicos ou institucionais. A iluminação é boa, destacando a oradora e os detalhes ao redor.
A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Representando o ministro da Educação, Camilo Santana, a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tania Mara Francisco, se emocionou ao relembrar de sua trajetória na instituição, como servidora desde 2007, exercendo cargos como diretora administrativa e pró-reitora de Administração. “Tenho muita gratidão a tudo o que a Unifesp me ofereceu. Uma universidade não é feita só de paredes, de tijolo, de luz, de planta, mas, sim, de gente e que cada um de nós aqui construímos essa instituição, construímos a educação superior e contribuímos com o desenvolvimento econômico e social do país. Gostaria, então, de agradecer e parabenizar a universidade e vida longa à Unifesp e aos membros da comunidade que constroem todos os dias essa instituição”.

A imagem mostra outra mulher em pé atrás de um púlpito com o logotipo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Ela está vestida com uma camisa branca e um blazer escuro, transmitindo uma aparência formal. Há um microfone no púlpito, indicando que ela está fazendo um discurso ou apresentação.  Ao fundo, as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e da UNIFESP estão posicionadas, reforçando o caráter oficial e institucional do evento. A iluminação destaca a oradora, e o cenário continua sendo formal, provavelmente em um ambiente acadêmico ou relacionado à gestão universitária.
A diretora da Difes, Tania Mara Francisco, representou o ministro, Camilo Santana

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, encaminhou uma mensagem, destacando a instituição como referência no ensino, pesquisa e extensão e ressaltou que, com uma Unifesp fortalecida, teremos um país mais sustentável, democrático e desenvolvido.

A imagem mostra um auditório com um palco ao fundo, onde ocorre um evento acadêmico ou corporativo. No palco, há uma mesa comprida com quatro pessoas sentadas, e um púlpito à esquerda, onde um homem está falando. Na parede ao fundo, há um grande telão que exibe a imagem de um homem participando virtualmente, sugerindo uma transmissão ou videoconferência. O ambiente tem decoração formal, com arranjos florais posicionados à frente da mesa. À esquerda, vê-se a bandeira do Brasil e outra bandeira institucional. Na frente do palco, há cadeiras no auditório, e uma pessoa aparece parcialmente à direita da imagem, assistindo ao evento. A iluminação é clara, típica de auditórios, e o teto possui placas de iluminação embutidas. O logotipo na mesa e no púlpito indica que o local pertence à Unifesp.
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, destacou a importância da Unifesp

A reitora finalizou a homenagem agradecendo a todos e todas as pessoas envolvidas na organização, transmissão e cobertura do evento, a equipe de cerimonial e declarou encerrada a sessão solene em homenagem aos 30 anos da Unifesp: “Viva a Unifesp!”, finalizou.

Consu prestou homenagem a pessoas que fizeram parte história

A cerimônia foi marcada também por homenagens a membros da comunidade acadêmica interna e externa que fizeram parte da história da instituição:

Servidores e servidoras homenageados(as) como conselheiros(as) do primeiro Consu:

- Ricardo Luiz Smith, professor emérito do Departamento de Morfologia e Genética da EPM/Unifesp, que exerceu o cargo de vice-reitor da gestão 2009 a 2013;
- Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, professora do Departamento de Administração e Serviços de Saúde em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), que foi pró-reitora de Administração no período de 2015 a 2017;
- Esper Abrão Cavalheiro, professor emérito do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da EPM/Unifesp, pró-reitor de Planejamento no período de 2013 a 2017 e de Pós-Graduação e Pesquisa no período de 2017 a 2018;
- Gustavo Moreira Costa de Souza - representante discente do primeiro conselho, ingressou no curso de Medicina em 1992, na residência médica em 1999 e no mestrado em 2017;

Presidentes do Consu:

- Manuel Lopes dos Santos (1994 a 1995) - in memoriam;
- Hélio Egydio Nogueira (1995 a 2003);
- Ulysses Fagundes Neto (2003 a 2008);
- Marcos Pacheco de Toledo Ferraz (2008 a 2009);
- Walter Manna Albertoni (2009 a 2013);
- Soraya Soubhi Smaili (2013 a 2021);
- Nelson Sass (2021 a 2022);

Secretárias do Consu:

- Andreia Reis Pereira Meleti - secretária do Consu nos períodos de 1994 a 2003 e 2016 a 2019;
- Diva Rey da Silva Martins, secretária do consu de 2003 a 2016;
- Maristela Bencici Feldmann - 2019 até o momento atual;

Servidores e servidoras aposentados em 2024:

- Álvaro Nagib Atallah - professor emérito da EPM/Unifesp e conselheiro do Consu por alguns mandatos;
- Rosely Erlach Goldman, docente da EPE/Unifesp;
- Maria Marta da Conceicao Lima, auxiliar de nutrição e dietética do Hospital Universitário;
- Norberto Silva Lobo, assistente em administração, lotado na reitoria, ocupou o cargo de pró-reitor Adjunto de Gestão com Pessoas;
- Nancy Cristina Junqueira Bellei, médica e pesquisadora do Hospital Universitário;
- Eunice Nakamura, docente do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista, primeiro campus da expansão;
- Odair da Cruz Paiva, docente da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos;

Parceiros(as):

- Ivan Valente, deputado federal;
- Juliana Cardoso, deputada federal;
- Dácio Roberto Matheus e Mônica Schroder, respectivamente reitor e vice-reitora da Universidade Federal do ABC (UFABC);
- Adalton Masalu Ozaki, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de São paulo (IFSP), representando o reitor, Silmário Batista dos Santos;
- Rubens Belfort Mattos Junior, representando Helena Bonciani Nader, para receber a homenagem pela Academia Brasileira de Ciências (ABC);
- Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
- André Bueno da Silveira, procurador federal, representando a procuradora chefe, Cristina Marelim Vianna para receber a homenagem pelo Ministério Público Federal - Procuradoria Federal da 3.ª Região;
- Neyson Pinheiro Freire, coordenador da assessoria de comunicação do Conselho Federal de Enfermagem, representando o presidente da entidade, Manoel Carlos Neri da Silva;
- Marilande Marcolin, secretária executiva de atenção hospitalar, representando o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva;
- Emídio Pereira de Souza, deputado estadual e prefeito do município de Osasco nas gestões 2005 a 2013;
- Adriano Defini Andricopulo, diretor da Academia de Ciências do Estado de São Paulo;
- Carlos Gilberto Carlotti Júnior e Maria Arminda do Nascimento Arruda, respectivamente reitor e vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP);
- Marco Antonio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp)
- Patrícia Ferreira, vice-prefeita de Diadema, representando o prefeito José de Filippi;
- Sueli Aparecida de Paula Mondini, chefe da assessoria de articulação das diretorias regionais da Secretaria Municipal de Educação representando o prefeito, Ricardo Nunes;
- George Lucas Zenha de Toledo, presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza, representando o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira;
- Elói Pietá, prefeito do município de Guarulhos na gestão 2001 a 2009;
- Ronaldo Ramos Laranjeira, presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM):
- Sergio Tufik, presidente da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip);
- José Osmar Medina de Abreu Pestana, superintendente da Fundação Oswaldo Ramos;
- Maria José da Silva Fernandes, presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- André Luis Negrão Albanez e Mônica Cypriano, respectivamente CEO e diretoria médica assistencial, do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc);
- Mauricio da Costa, representante da Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia (Uniforja);
- Luiz Galina, diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Paulo;
- Rafael Gomes e Alessandra Mendunça, superintendentes do Santander Universidades;
- Anna Martins e Luiz França, representantes do Fórum em Defesa da Zona Leste;
- Keretxu Mirim, da aldeia krukutu, representante o Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo;
- Crimeia Alice Schmidt de Almeida, liderança do movimento feminista e direitos humanos:
- Débora Silva Maria, ativista dos direitos humanos e fundadora do Movimento Mães de Maio;
- Douglas Elias Belchior, liderança do movimento negro e representante da UNEafro Brasil.

Acesse mais fotos do evento neste link.

Fotos: Alex Reipert

 

Artigos relacionados