Projeto recebeu recursos da Chamada Pública de Projetos da concessionária EDP para retrofit de lâmpadas antigas, refletores e implantação de usina fotovoltaica

Escrito por Marcos Kochleitner

Equipes do Campus Guarulhos da Unifesp e da Volts Ampere (da esquerda para a direita: Antônio Oliveira, Marcos Kochleitner, Janete Marques, Bruno Comparato, Ana Paula Silva, Fernanda Diniz e João Vitor Vasconcelos)
Fernanda Diniz e João Vitor Vasconcelos)

O Campus Guarulhos da Unifesp recebeu, no último dia 17 de outubro, a visita de representantes da empresa Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia LTDA e da concessionária de energia EDP Bandeirantes, que acompanharam o andamento do Projeto de Eficiência Energética que prevê a instalação da infraestrutura dos paineis solares visando integração à rede elétrica e da troca das lâmpadas e refletores instalados no prédio Acadêmico. A ação decorre do Projeto de Eficiência Energética vencido em abril de 2024 pelo campus Guarulhos.

Painel da unisa sendo instalado por um funcionário da empresa responsável

Pela Unifesp participaram o diretor acadêmico, Bruno Konder Comparato, a diretora administrativa, Janete Cristina Melo Marques, o assessor Marcos Kochleitner e o engenheiro João Vitor Gomes Vasconcelos. Por parte da Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia LTDA estiveram a coordenadora de projetos, Ana Paula Silva, a analista de projetos, Fernanda Diniz Cunha Lopes Mega e o consultor comercial, Antônio José Cardoso de Oliveira. Também participou do encontro o representante da EDP Bandeirantes Rodrigo Vilas Boas Ribeiro.

Paineis solares instalados

O Projeto prevê uma série de melhorias nas instalações, incluindo a substituição de mais de 3.300 lâmpadas antigas por modelos novos e mais eficientes, a troca de refletores antigos por modelos LED, bem como a instalação de uma usina fotovoltaica de 14 kWp com 26 módulos. Estima-se com a conclusão do projeto, uma redução do consumo elétrico de 263 MWh por ano, refletindo numa economia anual estimada em R$ 143.275,96, levando a universidade não só a reduzir seus custos com energia, mas também a contribuir com a sustentabilidade ambiental por meio da adoção de práticas mais eficientes e ecológicas, entre elas a realização e o manejo e descarte de todo material antigo, bem como a realização de treinamento sobre eficiência energética para toda a comunidade acadêmica, que será realizado no dia 11/11/2024, às 13h no Auditório da EFLCH e contará com a presença de Carlos Fernando Leite, palestrante designado da empresa Volts Ampere (VA), que atuou em conjunto com o campus na elaboração do projeto de eficiência energética.

* Fotos: Arquivo pessoal