Docentes da Unifesp fazem parte de comissão responsável por minimizar a distância dos(as) candidatos(as) e de seus locais de prova

A imagem mostra um grupo de nove homens de pé, posando em frente a uma parede que tem o logotipo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Eles estão organizados em linha, todos vestidos formalmente, com roupas de trabalho, como ternos, camisas sociais e calças. Três deles estão usando crachás visíveis.  Ao fundo, a parede é azul com padrões brancos e as letras INEP destacadas repetidamente. O ambiente parece ser um escritório ou sala de reunião.
Comissão Especial de Assessoramento Logístico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 esteve na sede do Inep, em Brasília, para entregar o relatório parcial (créditos: Assessoria de Comunicação Social do Inep)

No último dia 30/9, a Comissão Especial de Assessoramento Logístico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou um relatório parcial sobre a definição dos locais de prova. A comissão, da qual fazem parte os docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos Luiz Leduino de Salles Neto e Luis Felipe Bueno, é responsável por contribuir com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para minimizar a distância entre os(as) candidatos(as) e seus locais de prova, diminuindo o deslocamento.

Leduino conta que a comissão foi composta a convite do Inep visando acompanhar a distribuição dos(as) candidatos(as) nos locais de prova, evitando que a distância extrapole 30 quilômetros, conforme determinado no edital. “Trabalhamos com georreferenciamento, usando o CEP dos(as) alunos(as) em um modelo matemático próprio, o que minimiza a distância média dos(as) candidatos(as) na cidade, dando preferência para os(as) que moram mais próximos(as) das escolas, respeitando a distância definida”.

A alocação do(a) candidato(a) no local de prova, de acordo com o docente da Unifesp, é de responsabilidade da empresa licitada para essa finalidade. Cabe à comissão comparar a distância definida pela empresa com a que foi definida pelo modelo matemático próprio. “Com isso, podemos comparar a nossa solução com a solução da empresa, apontar as diferenças e emitir um relatório para o Inep, solicitando os ajustes necessários”, completou Leduino.

O professor ressaltou também que a comissão já conferiu as distâncias de todos(as) os(as) candidatos(as) inscritos(as) e que os resultados serão apresentados no relatório final. “Os técnicos do Inep estão bem contentes com os resultados. Além disso, podemos alinhar possíveis continuidades para o ano que vem em áreas que não atuamos”, finaliza.

A imagem mostra quatro homens em pé, posando do lado de fora de um prédio, ao lado de uma placa azul que diz: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Todos estão vestidos de maneira formal, com camisas sociais e calças, e três deles usam crachás visíveis. Atrás deles, há um prédio com janelas de vidro refletivo e algumas plantas, sugerindo que estão em frente à sede do INEP.  O ambiente parece ser um jardim ou área externa da instituição, com árvores e grama ao redor. A luz do sol sugere que a foto foi tirada durante o dia. O clima é de uma ocasião formal, provavelmente uma visita ou evento relacionado ao INEP.
Da esq. p/ a dir.: Francisco Sobral (UEM), Luiz Leduino (Unifesp), Luis Felipe Bueno (Unifesp) e Thiago Santos (IFSP) (créditos: arquivo pessoal)

Sobre a Comissão Especial de Assessoramento Logístico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024

Nomeada por meio da Portaria nº 198, de 23 de maio de 2024, a comissão é composta pelos seguintes membros:

- Helio Junio Rocha Morais - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - presidente
- Denys Cristiano de Oliveira Machado - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - vice-presidente
- Fabricio Pereira Correia - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
- Thiago Siqueira Santos - Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Luiz Leduino de Salles Neto - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Luis Felipe Bueno - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Francisco Nogueira Calmon Sobral - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

*Mais informações na página do Inep