Universidade Federal de São Paulo

Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

O debate será realizado dia 16 de novembro

Escrito por DCI
Imagem promocional da mesa de abertura da Semana da Consciência Negra da Unifesp 2024. No topo, o logo da Consciência Negra Unifesp e a frase "As cores dos saberes: população negra e a produção de conhecimento na universidade." À direita, a data "16 de novembro", um sábado, às 9h30, no formato híbrido, no anfiteatro térreo da Reitoria. Abaixo, em letras grandes e azuis, está o tema da mesa de abertura. Na parte inferior, o site "consciencianegra.unifesp.br" é destacado, e o logo dos 30 anos da Unifesp está à direita.

Fortalecendo a Academia e a Sociedade: a resistência das epistemologias negras e a conexão de saberes. Este é o tema da mesa de abertura da Semana da Consciência Negra Unifesp 2024.

O objetivo da escolha envolve a promoção de diálogos sobre as contribuições da produção científica negra na construção do conhecimento acadêmico e seu impacto transformador na sociedade, promovendo uma academia mais inclusiva e uma sociedade mais justa e plural, que reconheça e respeite a diversidade dos saberes e das experiências afrodescendentes.

Para isso, irão participar do debate, Oba Adekunle Aderonmu, diretor presidente do Centro Cultural Africano, Cristiane Linhares, advogada e diretora do Centro Cultural Africano, KL Jay, Dj e integrante do grupo Racionais MC's, Marquinhos Sensação, cantor, Maria Cristina Portugal, ativista de direitos humanos e Nadir de Campos Júnior, procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Os(as) participantes irão abordar temas como representatividade, respeito, equidade e a importância das tradições e saberes ancestrais afrodiaspóricos como pilares de resistência e fortalecimento cultural.

Ao final do debate, teremos a atração cultural com a apresentação da Escola de samba Império de Casa Verde.

A abertura do evento será realizada em formato híbrido: você pode assistir pelo YouTube, no canal Unifesp ao vivo e no canal Proec Unifesp. Presencialmente, no anfiteatro térreo da Reitoria da Unifesp, localizado na Rua Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo/SP. Neste caso, a participação está condicionada à disponibilidade de lugares do local.

Sobre o evento
A programação, atualizada diariamente no SIEX, envolve todos os campi da Universidade, com atividades nos formatos on-line, presencial e híbrida, e está centrada no tema deste ano do evento: As cores dos saberes: população negra e a produção de conhecimento na universidade.

Ficou interessado(a)?! Para participar, acesse o evento no SIEX e inscreva-se.

Fique atento(a): ao se inscrever no SIEX, você não escolherá uma atividade específica; a inscrição será feita para a SCN 2024 de forma geral.

 

Serviço:
Semana da Consciência Negra 2024 - As cores dos saberes: população negra e a produção de conhecimento na universidade.
Abertura:
Fortalecendo a Academia e a Sociedade: a resistência das epistemologias negras e a conexão de saberes.
Data: 16 de novembro às 9h30
YouTube: Unifesp ao vivo e Proec Unifesp
Presencial: Rua Sena Madureira, 1500 - Anfiteatro térreo
consciencianegra.unifesp.br
Inscreva-se!

Artigos relacionados