Farmácia de Medicamentos Especializados e Farmácia Universitária da Unifesp são inauguradas
Iniciativas visam à melhoria da assistência farmacêutica no município de Diadema
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 66
Fachada e recepção da FME/Diadema
Foram inauguradas, na manhã do dia 16 de dezembro, a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) e a Farmácia Universitária da Universidade Federal de São Paulo (FU/Unifesp), ambas localizadas no Campus Diadema da instituição.
A Farmácia Universitária da Unifesp é um estabelecimento de saúde, com objetivo de contribuir para a melhoria da assistência farmacêutica no município de Diadema, relacionada à dispensação de medicamentos, ao cuidado farmacêutico, aos serviços farmacêuticos e à educação em saúde, sendo também campo para atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Descerramento da placa da FME/Diadema e da FU/Unifesp
Já a Farmácia dos Medicamentos Especializados (FME) de Diadema é responsável pela dispensação de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de doenças estabelecidas por protocolos clínicos. Trata-se de uma parceria entre os entes federal, estadual e municipal, sendo que o estado fornece os medicamentos, o município é responsável pela contratação e manutenção dos(as) funcionários(as) e a FU/Unifesp disponibiliza o local e a infraestrutura. A FME beneficiará mais de seis mil pacientes por mês.
Compuseram a mesa diretora do evento: Raiane Assumpção, reitora da Unifesp; Dario Santos Júnior e Wagner Luiz Batista, respectivamente, diretor e vice-diretor acadêmicos do Campus Diadema da Unifesp; José de Filippi Júnior, prefeito do Município de Diadema; José Antônio da Silva, secretário municipal de Saúde; Márcio de Lúcio, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS1) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Jacqueline Sueli da Silva Mayer, coordenadora da Assistência Farmacêutica; Elba Rodrigues, representante do Conselho Popular de Saúde; Josa Queiroz, vereador líder do governo na Câmara de Diadema; e Julia Hiromi Hori Okuyama, farmacêutica e vice-coordenadora da Farmácia Universitária da Unifesp
Em seu discurso, o diretor acadêmico, Dario Santos Júnior, destacou a importância da farmácia universitária tanto para o campus, que funciona como local de estágio para os(as) estudantes conforme as diretrizes curriculares do MEC, quanto para a cidade de Diadema. Julia Okuyama, vice-coordenadora da FU/Unifesp, falou que a farmácia é resultado da união de vários(as) profissionais que se dedicaram na construção de um local de excelência para a prestação da assistência farmacêutica para a população de Diadema.
O prefeito de Diadema e a reitora da Unifesp
Wagner Luiz Batista, vice-diretor acadêmico, disse que essa inauguração representa um marco para a formação dos(as) estudantes e para o atendimento da população de Diadema. "Será um espaço essencial para o aprendizado prático, onde poderão vivenciar de forma integrada os valores das demandas do SUS. Aqui, terão a oportunidade de compreender a importância do atendimento farmacêutico humanizado, ético e comprometido com o bem-estar social. Será mais que um ponto de estágio, será um ponto de conexão entre a universidade e a comunidade", ele afirmou.
O vereador Josa Queiroz reforçou a relação da universidade com a realidade do município: "a inauguração desse espaço não é apenas a reafirmação do entendimento da Unifesp sobre o seu papel social dentro do município de Diadema, ela significa também a democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde." Nesse mesmo sentido, o prefeito José de Filippi Júnior ressaltou que o local é o SUS em sua essência, representando uma porta aberta para a cidade e para a sociedade, garantindo que a universidade cumpra ainda mais a sua missão institucional.
A reitora durante seu discurso
Finalizando a cerimônia, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, enfatizou a função das farmácias como equipamentos públicos a serviço da população brasileira, com uma proposta de contribuição com a soberania do nosso país e com a dignidade do povo brasileiro. "Aqui, vamos ter a entrega de medicação, mas, mais do que isso, nós vamos ter entrega com educação em saúde. Assim, as pessoas vão poder ter um conhecimento sobre como cuidar de si e como cuidar dos(as) familiares, porque política pública é feita, obviamente, com o serviço, mas com o fortalecimento também dessa comunidade”, ela declarou.
Dentre as autoridades presentes, estavam: a vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt; a pró-reitora de Administração Georgia Mansour; a pró-reitora de Graduação, Ana Gouw; a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto; o chefe de Gabinete da Reitora, Dan Levy; docentes e técnicos(as) administrativos(as) da Unifesp, vereadores(as) e secretários(as) do município e conselheiros(as) populares de Saúde
Confira aqui mais imagens da inauguração.
Fotos: Alex Reipert