Farmácia de Medicamentos Especializados e Farmácia Universitária da Unifesp são inauguradas
Iniciativas visam à melhoria da assistência farmacêutica no município de Diadema
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 735
Fachada e recepção da FME/Diadema
Foram inauguradas, na manhã do dia 16 de dezembro, a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) e a Farmácia Universitária da Universidade Federal de São Paulo (FU/Unifesp), ambas localizadas no Campus Diadema da instituição. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da infraestrutura pública no Brasil, incluindo a saúde e a educação.
A Farmácia Universitária da Unifesp é um estabelecimento de saúde, com objetivo de contribuir para a melhoria da assistência farmacêutica no município de Diadema, relacionada à dispensação de medicamentos, ao cuidado farmacêutico, aos serviços farmacêuticos e à educação em saúde, sendo também campo para atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Descerramento da placa da FME/Diadema e da FU/Unifesp
Já a Farmácia dos Medicamentos Especializados (FME) de Diadema é responsável pela dispensação de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de doenças estabelecidas por protocolos clínicos. Trata-se de uma parceria entre os entes federal, estadual e municipal, sendo que o estado fornece os medicamentos, o município é responsável pela contratação e manutenção dos(as) funcionários(as) e a FU/Unifesp disponibiliza o local e a infraestrutura. A FME beneficiará mais de seis mil pacientes por mês.
Compuseram a mesa diretora do evento: Raiane Assumpção, reitora da Unifesp; Dario Santos Júnior e Wagner Luiz Batista, respectivamente, diretor e vice-diretor acadêmicos do Campus Diadema da Unifesp; José de Filippi Júnior, prefeito do Município de Diadema; José Antônio da Silva, secretário municipal de Saúde; Márcio de Lúcio, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS1) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Jacqueline Sueli da Silva Mayer, coordenadora da Assistência Farmacêutica; Elba Rodrigues, representante do Conselho Popular de Saúde; Josa Queiroz, vereador líder do governo na Câmara de Diadema; e Julia Hiromi Hori Okuyama, farmacêutica e vice-coordenadora da Farmácia Universitária da Unifesp
Em seu discurso, o diretor acadêmico, Dario Santos Júnior, destacou a importância da farmácia universitária tanto para o campus, que funciona como local de estágio para os(as) estudantes conforme as diretrizes curriculares do MEC, quanto para a cidade de Diadema. Julia Okuyama, vice-coordenadora da FU/Unifesp, falou que a farmácia é resultado da união de vários(as) profissionais que se dedicaram na construção de um local de excelência para a prestação da assistência farmacêutica para a população de Diadema.
O prefeito de Diadema e a reitora da Unifesp
Wagner Luiz Batista, vice-diretor acadêmico, disse que essa inauguração representa um marco para a formação dos(as) estudantes e para o atendimento da população de Diadema. "Será um espaço essencial para o aprendizado prático, onde poderão vivenciar de forma integrada os valores das demandas do SUS. Aqui, terão a oportunidade de compreender a importância do atendimento farmacêutico humanizado, ético e comprometido com o bem-estar social. Será mais que um ponto de estágio, será um ponto de conexão entre a universidade e a comunidade", ele afirmou.
O vereador Josa Queiroz reforçou a relação da universidade com a realidade do município: "a inauguração desse espaço não é apenas a reafirmação do entendimento da Unifesp sobre o seu papel social dentro do município de Diadema, ela significa também a democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde." Nesse mesmo sentido, o prefeito José de Filippi Júnior ressaltou que o local é o SUS em sua essência, representando uma porta aberta para a cidade e para a sociedade, garantindo que a universidade cumpra ainda mais a sua missão institucional.
A reitora durante seu discurso
Finalizando a cerimônia, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, enfatizou a função das farmácias como equipamentos públicos a serviço da população brasileira, com uma proposta de contribuição com a soberania do nosso país e com a dignidade do povo brasileiro. "Aqui, vamos ter a entrega de medicação, mas, mais do que isso, nós vamos ter entrega com educação em saúde. Assim, as pessoas vão poder ter um conhecimento sobre como cuidar de si e como cuidar dos(as) familiares, porque política pública é feita, obviamente, com o serviço, mas com o fortalecimento também dessa comunidade”, ela declarou.
Dentre as autoridades presentes, estavam: a vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt; a pró-reitora de Administração Georgia Mansour; a pró-reitora de Graduação, Ana Gouw; a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto; o chefe de Gabinete da Reitora, Dan Levy; docentes e técnicos(as) administrativos(as) da Unifesp, vereadores(as) e secretários(as) do município e conselheiros(as) populares de Saúde
Confira aqui mais imagens da inauguração.
Fotos: Alex Reipert