Unifesp dá boas-vindas aos(às) novos(as) estudantes de graduação de 2025
Evento de recepção apresentou estrutura da universidade e destacou ações de permanência, equidade e participação estudantil
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 289
A Unifesp recebeu, na manhã da última segunda-feira (24/3), os(as) estudantes ingressantes nos cursos de graduação de 2025. Cada campus organizou uma programação ao longo da semana para acolher, integrar, dialogar sobre temas importantes da sociedade e apresentar as estruturas dos cursos e das principais políticas institucionais da Unifesp. Além das agendas locais, foi realizado um evento de recepção transmitido ao vivo pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube.
A mesa de abertura contou com a presença da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção; do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Anderson Rosa; da pró-reitora de Graduação, Ana Gouw; e da estudante do curso de Terapia Ocupacional (Campus Baixada Santista) e diretora de Movimentos Sociais da União Estadual dos Estudantes (UEE), Giovanna Dias. A mediação foi realizada por Bel Aly, estudante do curso de enfermagem e membro eleito do Conselho Universitário, com interpretação em Libras feita por Sara Elisiê.
A reitora Raiane Assumpção iniciou o encontro trazendo uma perspectiva histórica e institucional sobre o papel da Unifesp. Implementada há 90 anos com a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem (ambas no Campus São Paulo), a universidade hoje reúne mais de 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes, servidoras(es) e terceirizadas(os). “Somos uma universidade socialmente referenciada, que se pauta em uma política institucional de inovação tecnológica e social, com foco em políticas públicas. Temos apostado no diálogo com outros países, por meio da internacionalização, especialmente com nossos países vizinhos aqui na América Latina e na África, com vistas ao estreitamento de relações que favoreçam tanto pesquisas quanto o intercâmbio de estudantes. A universidade abre muitas possibilidades, na forma de entender e de atuar no mundo. Ela não está pronta, é um fazer permanente. Então, convidamos vocês a construírem essa caminhada conosco, fazendo com que a Unifesp possa, a cada dia, cumprir com a sua missão, que é tornar a ciência sinônimo de compromisso e de construção social”, concluiu.
A pró-reitora de Graduação, Ana Gouw, apresentou a Unifesp como uma universidade multicampi, com unidades em diferentes municípios, que reúne cerca de 14 mil estudantes de graduação e oferta 57 cursos. Destacou ainda o papel estratégico da pesquisa e da extensão no percurso formativo. “Esperamos que vocês participem não apenas das aulas, mas também das diversas atividades de pesquisa e extensão que a Unifesp oferece, ampliando seus horizontes acadêmicos e sociais”, disse.
Em sua fala, a estudante Giovanna Dias destacou a importância de ocupar coletivamente os espaços universitários e fortalecer o protagonismo estudantil na universidade pública. “As entidades estudantis são espaços de apoio e de luta pelos nossos direitos. O vestibular é um processo difícil e a entrada na universidade é uma conquista, mas também sabemos que permanecer não é fácil. Por isso, nossa luta é coletiva: envolve estudantes, trabalhadoras(es) e professoras(es), para que a universidade seja, de fato, para todas e todos”, afirmou.
O pró-reitor Anderson Rosa lembrou que a Praepa é a instância responsável por reunir e coordenar as ações voltadas à permanência e ao cuidado com os(as) estudantes e também das políticas afirmativas para toda a Unifesp. “Desenvolvemos na Unifesp, nos últimos anos, a Política Carolina Maria de Jesus de Promoção de Equidade e Igualdade Étnico-racial, Prevenção e Combate ao Racismo; a Política de Acessibilidade e Inclusão; Carta de Princípios sobre Diversidade Sexual e de Gênero; avançamos nas políticas de reserva de vagas para pessoas trans, indígenas, refugiados e imigrantes. No site site.unifesp.br/estudantes e portal.unifesp.br, vocês podem ter informações mais detalhadas sobre todas essas e outras políticas e ações. A Unifesp também está nas redes sociais como Instagram e Facebook, além de uma lista de transmissão pelo WhatsApp para divulgar temas importantes para o público estudantil. Sabemos que é um momento importante na vida adentrar a universidade, por isso esperamos que essa experiência seja rica e que seja um momento de muito aprendizado e construção de vínculos”, explicou.
Ele ainda fez uma apresentação sobre as principais ações de permanência estudantil da Unifesp, com destaque para o Programa de Auxílio para Estudantes (PAPE) que está com edital aberto para estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo. O evento foi encerrado com o lançamento do vídeo de boas-vindas para estudantes que pode ser acessado neste link.







Semana de Integração do IMar/Unifesp: aula inaugural no emissário submarino da Santos/SP (foto: acervo do curso)