Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Temas contemplaram a diversidade das licenciaturas e seus eixos comuns

Escrito por Rosangela Martins

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, em 27 de setembro, o II Fórum das Licenciaturas. Promovido pelo Centro de Formação de Educadores da Escola Básica (CEF) e o Fórum das Licenciaturas de Guarulhos, o evento teve como objetivo discutir a formação inicial de professores(as) para a educação básica desenvolvida pelas licenciaturas da universidade.

Compuseram a mesa de abertura a docente do Campus Diadema, coordenadora da comissão científica e responsável pelo fórum, Verilda Speridião Kluth, e a pró-reitora de graduação, Ana Gouw.

A imagem mostra duas mulheres sentadas em uma mesa de conferência ou painel. A mulher à esquerda está lendo um documento em voz alta, enquanto a outra, à direita, observa atentamente. Ambas estão usando crachás, sugerindo que participam de um evento ou reunião oficial. O cenário parece ser formal, possivelmente em uma instituição, pois há uma bandeira e um logotipo na mesa que parece indicar uma universidade ou órgão acadêmico. A mulher à esquerda usa óculos, tem cabelos grisalhos e veste uma blusa azul. A mulher à direita tem cabelo castanho preso, também usa óculos e veste uma blusa com estampas geométricas. A mesa à frente delas tem o logotipo da "Universidade Federal de Santa Catarina" (UFSC).
Abertura do fórum com a professora Verilda e a pró-reitora de Graduação Ana Gouw

Iniciando as atividades, Veridiana relembrou o histórico do evento e que este tem como propósito proporcionar um espaço de diálogo a docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs), estudantes e responsáveis pela condução das licenciaturas, permitindo compreender afinidades entre os cursos na construção de melhorias comuns.

Já Ana Gouw enfatizou que, atualmente, a Unifesp tem 11 cursos de licenciatura e conta com um fórum permanente de discussão sobre os temas que envolvem a formação de professores(as) de educação básica.

Na sequência, ocorreu a conferência de abertura com a professora da Universidade de São Paulo (USP) e convidada especial, Diana Gonçalves Vidal. Durante sua fala, a docente apresentou uma visão histórica da educação, discorreu sobre os modelos de formação e disputa, da cultura escolar e da identidade docente, da técnica e destacou, também, a importância de se repensar a educação básica.

A imagem mostra uma mulher falando em um púlpito, possivelmente durante uma apresentação ou palestra. Ela tem cabelos grisalhos curtos e está usando uma blusa clara. Enquanto fala, faz gestos com as mãos para enfatizar seu ponto. Atrás dela, há várias bandeiras, incluindo a bandeira do Brasil e outra que parece ser do estado de São Paulo. O púlpito tem o logotipo da "UNIFESP" (Universidade Federal de São Paulo), o que indica que o evento ocorre nessa instituição. A expressão da palestrante é séria e focada, sugerindo que ela está discutindo um tópico importante.
A professora Diana Vidal durante apresentação na conferência de abertura

“A formação se completa em serviço na convivência com os pares, na participação da dinâmica das escolas, no aprendizado com os alunos. A docência é uma relação interpessoal. Na sala de aula, temos um conjunto de corpos, de sujeitos, de identidades, de relações que estão se estabelecendo”, afirma a professora Diana.

A segunda edição do fórum também contou com mesas que debateram acerca da estrutura e organização curricular para a formação de professores(as) em: ciências, pedagogia e intercultural indígena; português, português/inglês, português/espanhol e português/francês; e ciências sociais, geografia, filosofia e história. A íntegra do evento está disponível no canal YouTube Unifesp Ao Vivo.

A imagem mostra uma sala de conferências com várias pessoas sentadas em cadeiras voltadas para a frente, onde uma mulher está em um púlpito fazendo uma apresentação. Ao fundo, há uma projeção na parede com texto, sugerindo que a palestrante está discutindo tópicos específicos ou exibindo uma apresentação de slides. A palestrante está posicionada em frente a três bandeiras: a do Brasil, a do estado de São Paulo e outra possivelmente da instituição. O púlpito traz o logotipo da "UNIFESP" (Universidade Federal de São Paulo). À direita da imagem, uma outra pessoa está sentada à mesa, observando a apresentação. A sala tem um ambiente formal, com cadeiras estofadas em tom de marrom e um piso de madeira. As pessoas na plateia parecem atentas ao que está sendo dito.
Plateia acompanha conferência de abertura; evento ocorreu de forma híbrida

Fotos: Alex Reipert

 

Artigos relacionados