Fórum discute formação de professores(as) na Unifesp
Temas contemplaram a diversidade das licenciaturas e seus eixos comuns
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 87
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, em 27 de setembro, o II Fórum das Licenciaturas. Promovido pelo Centro de Formação de Educadores da Escola Básica (CEF) e o Fórum das Licenciaturas de Guarulhos, o evento teve como objetivo discutir a formação inicial de professores(as) para a educação básica desenvolvida pelas licenciaturas da universidade.
Compuseram a mesa de abertura a docente do Campus Diadema, coordenadora da comissão científica e responsável pelo fórum, Verilda Speridião Kluth, e a pró-reitora de graduação, Ana Gouw.
Abertura do fórum com a professora Verilda e a pró-reitora de Graduação Ana Gouw
Iniciando as atividades, Veridiana relembrou o histórico do evento e que este tem como propósito proporcionar um espaço de diálogo a docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs), estudantes e responsáveis pela condução das licenciaturas, permitindo compreender afinidades entre os cursos na construção de melhorias comuns.
Já Ana Gouw enfatizou que, atualmente, a Unifesp tem 11 cursos de licenciatura e conta com um fórum permanente de discussão sobre os temas que envolvem a formação de professores(as) de educação básica.
Na sequência, ocorreu a conferência de abertura com a professora da Universidade de São Paulo (USP) e convidada especial, Diana Gonçalves Vidal. Durante sua fala, a docente apresentou uma visão histórica da educação, discorreu sobre os modelos de formação e disputa, da cultura escolar e da identidade docente, da técnica e destacou, também, a importância de se repensar a educação básica.
A professora Diana Vidal durante apresentação na conferência de abertura
“A formação se completa em serviço na convivência com os pares, na participação da dinâmica das escolas, no aprendizado com os alunos. A docência é uma relação interpessoal. Na sala de aula, temos um conjunto de corpos, de sujeitos, de identidades, de relações que estão se estabelecendo”, afirma a professora Diana.
A segunda edição do fórum também contou com mesas que debateram acerca da estrutura e organização curricular para a formação de professores(as) em: ciências, pedagogia e intercultural indígena; português, português/inglês, português/espanhol e português/francês; e ciências sociais, geografia, filosofia e história. A íntegra do evento está disponível no canal YouTube Unifesp Ao Vivo.
Plateia acompanha conferência de abertura; evento ocorreu de forma híbrida
Fotos: Alex Reipert