Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Na ocasião, também foi anunciada a aprovação da lei municipal de doação definitiva do terreno onde será construído a unidade hospitalar

Escrito por DCI


Contrato de gestão especial para a construção do novo hospital universitário da universidade em Santo Amaro foi assinado durante cerimônia realizada na Reitoria da Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), assinaram, nesta sexta-feira (7/2), o contrato de gestão especial para a construção do novo hospital universitário da universidade em Santo Amaro com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Durante a ocasião, realizada no auditório Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugeri do prédio da Reitoria, e transmitida pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, também foi anunciada a aprovação da lei municipal da Prefeitura de São Paulo para a doação definitiva do terreno, com ampliação da área para a universidade, onde será construída a unidade hospitalar.

Esta é uma imagem de um prédio de vários andares com um design moderno. O prédio é branco e tem grandes janelas de vidro. Há uma varanda em cada andar. O prédio está localizado em uma área urbana, com carros e pessoas visíveis em primeiro plano. Há também algumas árvores visíveis em primeiro plano. A foto foi tirada de uma perspectiva de nível de rua. O céu está nublado e há algumas nuvens visíveis.
Projeto do novo HU da Unifesp em Santo Amaro (imagem: Divulgação / MEC)

O futuro hospital contará com investimentos de R$ 157 milhões e terá 30 mil metros quadrados de área construída e 260 leitos para atendimento da população da região sul de São Paulo, sendo voltado ainda ao ensino e à pesquisa. A execução do projeto será conduzida pela Ebserh.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh
Arthur Chioro, presidente da Ebserh

A mesa de cerimônia foi composta pela reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil, pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e pela secretária de Gestão do Município de São Paulo, Marcela Arruda, representando o prefeito, Ricardo Nunes, entre outras autoridades, incluindo deputados federais e vereadores.

Reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, discursando durante o evento
Reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, discursando durante o evento

Em seu discurso, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou os investimentos do novo PAC, na ordem de R$ 1.75 bilhão, para a expansão dos hospitais universitários federais, locais de formação e produção de conhecimento e inovação pelo SUS. “Esse hospital vai contribuir com a população de São Paulo, particularmente da zona sul, e com a formação de profissionais de saúde e residentes, cumprindo aquilo que se espera de uma universidade pública: fortalecer cada vez mais a qualidade de vida da população e produzir respostas para nossos grandes dilemas”, reforçou Chioro.

HU3 3
Camilo Santana, ministro da Educação

A reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, agradeceu ao MEC e à Ebserh pela inclusão da universidade no PAC dos hospitais universitários, o que, segundo ela, é o reconhecimento de uma história de mais de 90 anos de produção de conhecimento e de formação na área da saúde. “Estamos unidos no propósito de entregarmos o melhor para a cidade de São Paulo e para o povo brasileiro”, garantiu a reitora.

Evento reuniu membros da comunidade acadêmica de todos os campi e de outras instituições
Evento reuniu membros da comunidade acadêmica de todos os campi e de outras instituições

Finalizando a cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, também ressaltou os investimentos feitos na Educação pelo novo PAC, destacando a assinatura do contrato de gestão entre a Ebserh e a Unifesp. “A previsão é que até o início do próximo semestre seja dada a ordem de serviço da obra”, relatou o ministro.

Visita do ministro para assinatira do contrato de gestão da Ebserh com a Unifesp
Visita do ministro para assinatira do contrato de gestão da Ebserh com a Unifesp

Fotos: Alex Reipert

 

Artigos relacionados