Encontro teve como objetivo apresentar projeto do Edifício Poliesportivo, ações realizadas em parceria com o governo federal e tratar dos demais edifícios previstos para o Campus Baixada Santista

A imagem mostra duas pessoas em uma conversa dentro de um ambiente fechado. À esquerda, um homem que usa óculos e está vestido com uma camisa social lilás e um colete bege, típico de visitas técnicas ou funções de campo. À direita, uma mulher, vestida com um blazer claro sobre uma roupa escura, conversa com o homem.
Reitora, Raiane Assumpção, conversando com o ministro Alexandre Padilha

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se reuniu, na manhã do dia 20/9, com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. O encontro, que ocorreu em Santos, fez parte da agenda de Padilha na cidade e teve como objetivo apresentar o projeto e a proposta de ocupação do terreno para construção do Edifício Poliesportivo do Campus Baixada Santista previstas no PAC-3, apresentar as ações que estão sendo realizadas em parceria com as políticas públicas do governo federal e reafirmar a necessidade de tratativas para os demais edifícios previstos para o campus.

A imagem mostra um grupo de 14 pessoas em uma área externa, possivelmente durante uma visita técnica. O local parece ser uma área portuária ou logística, com contêineres empilhados ao fundo. Algumas das pessoas estão vestidas com crachás e seguram documentos, sugerindo que fazem parte de uma equipe em uma inspeção ou visita de trabalho.
Equipes da Reitoria e do Campus Baixada Santista da Unifesp reunidas com o ministro Alexandre Padilha

Junto com o ministro, participaram da reunião a reitora, Raiane Assumpção, o chefe de Gabinete, Dan Levy, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Cespedes, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fábio Venturini, os diretor do Campus Baixada Santista, Odair Aguiar Jr., o vice-diretor do Campus, Gustavo Fonseca, o diretor do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp), Fernando Kinker, e do Instituto do Mar (IMar/Unifesp), Igor Medeiros, vice-diretora do ISS/Unifesp, Gláucia Champoin, o diretor administrativo do Campus, Eduardo Javarotti Filho, o coordenador do curso de Educação Física, Ricardo Gomes, e o vice, João Paulo Botero, além do docente do curso de Educação Física e membro do conceituação da obra, Ciro Winckler.

O Edifício Poliesportivo do Campus Baixada Santista da Unifesp está previsto em um terreno com 5.080,30 m² de área, cedido à Unifesp pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em 10/07/2023 e localizado na Rua Silva Jardim, 133. A área construída projetada é de 5.600 m², contemplando quadra poliesportiva coberta, piscina com raias semi-olímpicas aquecida, sala de lutas e ginástica, sala de exercícios resistidos, duas salas de aulas para 100 estudantes cada, duas salas de aula para 50 estudantes cada, dois laboratórios multiusuários, Clínica Integrada de Esporte e Saúde, além dos demais espaços de apoio como vestiários e almoxarifados.

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma área externa, aparentemente discutindo um projeto ou plano. Elas estão em volta de uma mesa, analisando papéis e gráficos coloridos
Raiane Assumpção, Juliana Cespedes e Odair Aguiar Jr apresentando o projeto do Edifício Poliesportivo ao ministro

A construção do Edifício Poliesportivo do Campus Baixada Santista tem o principal objetivo de atender todos os 11 cursos do Campus com as atividades de ensino, pesquisa e extensão neste novo edifício, em especial os cursos da área do movimento humano (Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Entre alunos de graduação e pós-graduação aproximadamente 2.500 alunos serão beneficiados.

O Campus Baixada Santista também pretende substituir prédios que hoje são alugados e distantes dos demais edifícios do campus. Atualmente existem dois contratos de aluguel: um com o colégio Universitas para utilização de uma quadra poliesportiva, dois anfiteatros e um espaço de almoxarifado; e outro com a Associação dos Funcionários da Usina de Cubatão (AFC), para utilização da piscina semi-olímpica. Ao todo, o campus tem um custo mensal aproximado de R$32.860,00.

Formalização das demandas via ofício

Na oportunidade, a gestão entregou um ofício ao ministro, descrevendo as tratativas para os edifícios previstos para o campus, como o Complexo Poliesportivo, além de apresentar reformas necessárias e urgentes para adaptação aos impactos das mudanças climáticas, visto que as edificações existentes vêm sofrendo com o aumento da frequência de chuvas de alta intensidade e com ondas de calor mais numerosas e duradouras. Entre as ações necessárias destacam-se reparos nos telhados, fachadas de vidro com infiltração volumosa de água, necessidades de reparo em sistemas de ar condicionado e aquisição de novos aparelhos para climatização de salas e laboratórios, com ajustes elétricos decorrentes, além de reparos em estruturas metálicas (escadas, cúpulas e passarelas) oxidadas pela alta umidade.

Em relação aos projetos em andamento via TED, foram citados a Escola de Conselhos no Estado de São Paulo, Educação em Direitos Humanos para Professoras da Rede pública da Baixada Santista,Práticas Inclusivas em Saúde, Cozinha Solidária e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). Já em relação aos projetos em negociação, foram apresentados o Projeto Piloto de Cantina Solidária Escola - Etapa 1; Realização de Atividades de Educação Patrimonial na Casa de Patrimônio da Região da Baixada Santista; Desenvolvimento de Modelos de Simulação para Avaliação de Estratégias de Gestão da Tainha, Mugil Liza, no Sudeste e Sul do Brasil; e o Programa de Difusão de Conhecimentos Científicos e de Melhores Práticas Relacionadas às Pescarias Amadoras e Esportivas no Brasil.