Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professores foram selecionados como representantes institucionais da universidade para compor a delegação brasileira

Escrito por DCI

A imagem mostra três representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão. Eles estão posicionados em frente a um painel com a identidade visual do evento, incluindo o logotipo da COP 29 e as palavras "United Nations" e "Baku Azerbaijan".  Esses representantes fazem parte da delegação da Unifesp que participa das discussões sobre mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de gases de efeito estufa, conforme descrito anteriormente. Eles estão usando crachás de identificação e vestidos de maneira formal.
Docentes da Unifesp durante a COP 29 (Da esquerda para a direita: Renzo Taddei, Ronaldo Christofoletti e Dan Levy)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está participando da 29.ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP 29) na cidade de Baku, Azerbaijão. O evento, que ocorre entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024, é um dos principais encontros globais sobre o combate às mudanças climáticas, reunindo líderes de governos, especialistas, setor privado e sociedade civil para negociar ações práticas e compromissos que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos climáticos.

Representam a Unifesp o professor da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) - Campus Osasco e atual chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Rodrigues Levy, e os docentes do Instituto do Mar (IMar/Unifesp) - Campus Baixada Santista Ronaldo Adriano Christofoletti e Renzo Romano Taddei. A delegação foi selecionada por meio do Edital/ProPGPq nº 535/2024 e formam a delegação que representa a instituição no evento.

Com a importante missão de trazer as principais discussões sobre as mudanças climáticas, aquecimento global, preservação dos ecossistemas e desigualdades socioambientais, a Unifesp poderá impulsionar a participação das Instituições de Ensino em eventos como este, sobretudo, com o intuito de promover parcerias buscando apoio para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área.

Segundo a reitora Raiane Assumpção, esta é uma grande oportunidade para a nossa universidade participar das grandes discussões sobre a temática do clima, e avançar na produção do conhecimento científico, de pesquisas e políticas que promovam a preservação ambiental, criando soluções que mitiguem os impactos negativos das mudanças climáticas.

Rumo à COP 30 em Belém

Considerando que a 30.ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP 30), ocorrerá em 2025, pela primeira vez no Brasil, na cidade de Belém, Pará, a Unifesp instituiu, no âmbito da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, por meio da Portaria ProPGPq nº 4208/2024, a Comissão Unifesp COP 30.

Um dos objetivos da comissão será a realização de planejamento e execução de ações voltadas à participação da Universidade na COP 30, bem como, selecionar e priorizar projetos e/ou planos de trabalho voltados à COP 30; incentivar a formalização de parcerias na temática; orientar, realizar e acompanhar ações voltadas a representação e engajamento da Unifesp na COP 30; promover eventos, buscar parcerias e estabelecer a convergência entre as áreas do conhecimento e a COP 30; e por fim, gerar e apresentar relatório final das ações efetuadas pela referida comissão.

Para acompanhar a programação da COP 29, clique aqui.

 

Artigos relacionados