Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Proposta está prevista para ser implementada em 2025

Escrito por Reitoria

 A imagem mostra um grupo de nove pessoas posando para uma foto em um ambiente formal, provavelmente uma cerimônia ou evento institucional. Elas estão em pé, lado a lado, segurando documentos ou certificados nas mãos. Ao fundo, vê-se uma parede com o nome "Universidade de São Paulo" em destaque e o brasão da universidade. À esquerda, estão as bandeiras de São Paulo e do Brasil. O ambiente é bem iluminado, com um tapete vermelho no chão e um púlpito ao lado. As pessoas vestem roupas formais, indicando a importância do evento.
(Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

No dia 11 de novembro, as seis universidades públicas do Estado de São Paulo – USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, UFSCar e UFABC – assinaram um memorando de entendimento com a Capes e a Fapesp visando ao estabelecimento de um projeto piloto de desenvolvimento da pós-graduação, cuja sigla é PAPG (Plano de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação).

O projeto visa acelerar a formação de doutores e doutoras no Brasil, que ainda possui 1/3 do número esperado para países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A média de idade de titulação de doutores no país também é alta, estando na casa dos 38 anos. A aceleração do doutoramento está restrita, neste projeto piloto, aos programas de excelência, ou seja, aqueles que obtiveram notas 6 e 7 na avaliação quadrienal da Capes. A Unifesp tem discutido a proposta com os seus 13 programas de excelência, hoje, situados todos no Campus São Paulo.

“A iniciativa, que é capitaneada pela Capes e conta com apoio da Fapesp, permitirá a obtenção de complementação de pagamento de bolsas àquelas já outorgadas pela Capes, pressupondo a mudança de nível de mestrado para doutoramento a estudantes com desempenho notável. Aos programas que efetuarem a mudança de nível, dentro do PAPG, a Capes implementará uma bolsa de pós-doutorado”, explica a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção.

A imagem mostra três pessoas em um momento de assinatura de documentos, possivelmente em um evento oficial. As duas pessoas à esquerda, um homem e uma mulher, estão curvadas, concentradas enquanto assinam os papéis sobre uma mesa de vidro. O homem veste um terno escuro, e a mulher usa um blazer claro. À direita, outra mulher, de cabelos curtos e ruivos, também parece estar envolvida no processo, segurando um documento. A cena transmite um tom de formalidade e profissionalismo, indicando que pode ser uma parte do evento institucional de assinatura de acordos ou termos de cooperação.
Raiane Assumpção assinando o acordo

A cerimônia foi realizada na Reitoria da USP, tendo como anfitrião o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Estiveram presentes na cerimônia, a reitora Raiane Assumpção, a vice-reitora Lia Bittencourt, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Fernando Atique, a pró-reitora adjunta Suzan Vasconcelos, os reitores da Unicamp e da UFABC, as vice-reitoras da UFSCar e da Unesp, as pró-reitoras de Pós-Graduação da Unesp e Unicamp e os pró-reitores de Pós-Graduação da UFSCar e da UFABC, além do reitor e da vice-reitora da USP, e de diversos outros pró-reitores e pró-reitoras da instituição anfitriã.

A Capes foi representada pelo diretor de Programas e Bolsas, Luís Pessan, e pela coordenadora-geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, Priscila Cagni. A Fapesp contou com a presença do presidente da entidade, Marco Antônio Zago, e do diretor-científico, Marcio Castro.

A proposta entra em fase de estabelecimento interno de normas em cada uma das seis universidades neste momento e será implementada em 2025.

A imagem mostra uma cerimônia formal em um ambiente de reunião na Universidade de São Paulo (USP). No fundo, há um painel de madeira com o brasão e o nome da universidade em letras grandes. À esquerda, uma pessoa está em pé, falando em um púlpito de madeira, enquanto várias outras pessoas estão sentadas em cadeiras ao lado.  Os participantes estão vestidos formalmente, alguns com pastas e documentos nas mãos. Há uma bandeira do Brasil e outra bandeira azul, que pode ser relacionada à universidade, posicionadas ao fundo. No chão, há um tapete persa que complementa a decoração do ambiente, dando um ar solene à cerimônia. A imagem parece registrar um evento oficial ou uma conferência, possivelmente com foco em assuntos acadêmicos ou institucionais.
(Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

 

Artigos relacionados