IMar/Unifesp sedia evento de lançamento do edital Proasa/Fapesp
Programa visa contribuir com a geração, difusão e aplicação do conhecimento, por meio de abordagens científicas, tecnológicas e de inovação referentes ao Atlântico Sul e Antártica
- Detalhes
- Categoria: Destaques
- Acessos: 150
O Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar/Unifesp) - Campus Baixada Santista sediou, no último dia 20/3, o evento de lançamento do edital do Programa Fapesp para o Atlântico Sul e Antártica (Proasa). A atividade ocorreu na sede do instituto, na Rua Carvalho de Mendonça 144.
IMar/Unifesp sediou evento de lançamento do edital Proasa/Fapesp (foto: arquivo pessoal)
O edital tem eixos temáticos fortemente ligados à área de atuação do IMar, que foi, recentemente, reconhecido pela Fapesp como uma das lideranças mundiais em pesquisas relacionadas ao ODS 14 da ONU - Vida na Água. Ao longo do dia, os coordenadores do Proasa apresentaram o edital e encorajaram os presentes a submeterem propostas, enquanto os pesquisadores puderam esclarecer dúvidas e fazer sugestões para as futuras chamadas do programa. Na parte da tarde, foram realizadas oficinas para evolução da discussão dos eixos temáticos do programa.
As informações sobre a Chamada de Propostas 2025 do Programa Fapesp para o Atlântico Sul e Antártica estão disponíveis neste link.
Sobre o Programa Fapesp para o Atlântico Sul e Antártica (Proasa)
O Proasa visa contribuir com a geração, difusão e aplicação do conhecimento, por meio de abordagens científicas, tecnológicas e de inovação, em dois compartimentos planetários interligados, mas ainda pouco conhecidos (Atlântico Sul e Antártica), e que modulam processos que influenciam positiva e negativamente o potencial de desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo.
Ele considera, portanto, iniciativas voltadas para ambientes costeiros e marinhos no Atlântico Sul, sob e além da jurisdição nacional, e para a Antártica, que integra o continente Antártico e o Oceano Austral (ou Oceano Antártico).
Para mais informações, acesse a página do programa.