Universidade Federal de São Paulo

Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

Disciplina de Medicina Esportiva da EPM/Unifesp inicia atendimento a paratletas e pessoas com deficiência

Escrito por Valquíria Carnaúba

Na busca pelo auge da performance física, mesmo em ambientes e condições adversas, não bastam apenas dedicação e perseverança. Para atletas de todas as modalidades, sai na frente quem se vale dos meios fornecidos pela ciência, como estudos realizados nos mais variados segmentos da medicina e da fisiologia, além de centros específicos para atendimento multidisciplinar. O atendimento fornecido pela disciplina de Medicina Esportiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), no Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE), desponta como um dos únicos serviços do país voltados a pacientes envolvidos tanto com a prática esportiva recreativa quanto com a competitiva.

A novidade é que, em 2025, a Medicina Esportiva passou a oferecer os mesmos serviços a paratletas e pessoas com deficiência envolvidas em práticas esportivas variadas. A ideia é que cada um desses pacientes possa enfrentar as próprias limitações com mais segurança. “Trata-se de um projeto de paratletas que oferece assistência de fisioterapeutas, cardiologistas, endocrinologistas, psicólogos e profissionais de educação física. Contamos, ainda, com o centro de halterofilismo para paratletas”, pontua Alberto Pochini, diretor da Medicina Esportiva do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp).

“Acreditamos poder contribuir na melhoria da saúde, qualidade de vida e desempenho dos atletas e praticantes de esporte do Brasil, prestando atendimento médico especializado gratuito de excelência a fim de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar esse(a)s pacientes para que retornem rapidamente e de modo seguro ao esporte” explica Pochini. Ele lembra, ainda, que há outro projeto social para atendimento de crianças com sedentarismo e obesidade, voltado ao apoio da prática de atividades físicas. “Muitos dos pacientes são encaminhados para a prática esportiva na AAAPB - Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto, dos estudantes da EPM/Unifesp".

Sobre o CETE

Com atendimento 100% gratuito, via SUS, o CETE – onde ocorrem os atendimentos, é uma unidade pública fundada em 1997 com a finalidade de estudar e prevenir lesões em atletas e praticantes de atividades físicas relacionados ao sistema músculo-esquelético. Devido ao seu grande envolvimento e importância na área médica esportiva, foi acreditado como Centro Médico de Excelência da FIFA em 2014, participando ativamente da Copa do Mundo no Brasil na cobertura médica de diversos jogos do torneio mundial. Da mesma maneira, em 2016, mais de 30 médicos do CETE fizeram parte da equipe médica que prestou assistência aos atletas participantes do Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Serviço:
Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE)
Endereço: Rua Estado de Israel, 713 - Vila Clementino, São Paulo/SP
Horário: das 7h às 17h

Artigos relacionados