Universidade Federal de São Paulo

Institucional

Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Encontro ocorreu na USP e reuniu representantes de 20 universidades de ambos os países

Escrito por José Luiz Guerra

A reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Assumpção, participou da 1ª Cúpula de Reitores de Universidades Japão-Brasil. O encontro, que ocorreu no último dia 31/01 na Universidade de São Paulo (USP), reuniu reitores(as) de 20 instituições brasileiras e japonesas. Na ocasião, a reitora e os(as) demais dirigentes foram recebidos pelo Consul-Geral do Japão, Shimizu Toru.

Reitora Raiane Assumpção conversando com o Consul-Geral do Japão, Shimizu Toru (Créditos: Arquivo pessoal)
Reitora Raiane Assumpção conversando com o Consul-Geral do Japão, Shimizu Toru (Créditos: Arquivo pessoal)

O encontro foi realizado em celebração aos 130 anos da história de amizade e cooperação construída entre os dois países e teve como objetivo discutir oportunidades de pesquisa e a disseminação mútua de conhecimento. Além da Unifesp, as universidades brasileiras que estiveram presentes no encontro foram: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Entre as autoridades, participaram do evento o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário-geral do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Akio Fujiwara (ambos de forma remota), o primeiro-secretário do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Rodrigo de Carvalho Dias Papa, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, o diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Vicente Oppermann, a coordenadora-geral para Ciências, Humanidades e Artes da Fapesp, Marta Arretche, além de representantes das agências de fomento japonesas, dirigentes das universidades e pesquisadores dos dois países.

Representantes das universidades brasileiras e japonesas durante o encontro (Créditos: Cecília Bastos/USP Imagens)
Representantes das universidades brasileiras e japonesas durante o encontro (Créditos: Cecília Bastos/USP Imagens)

A diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SRI/Unifesp) Karen Spadari, esteve presente no evento e relatou que o encontro com as dez universidades japonesas foi fundamental para a ampliação da rede de colaborações em diversas áreas do conhecimento. “Temas como mudanças climáticas e educação são estratégicos para a Unifesp e abriram possibilidades de novos acordos e convênios com as universidades japonesas”, ressaltou Karen.

Já Raiane Assumpção, em consonância com a integração e o intercâmbio de conhecimento, discutiu temas essenciais sobre tecnologia e inovação com representantes da Universidade de Tohoku, além de abordar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena com Nilta Dias e Akiko Koyasu, docentes do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade de Sophia.

*Com informações do Jornal da USP


Artigos relacionados