Universidade Federal de São Paulo

Destaques

Categoria que apresenta as informações, notícias e iniciativas mais relevantes e prioritárias da instituição, proporcionando maior visibilidade aos temas de maior interesse público.

Atividade abordou o consumo excessivo e seu impacto na sociedade e no meio ambiente

Escrito por Luciana Farias

A imagem mostra um grupo de pessoas em um espaço amplo e minimalista, com paredes brancas e um fundo vermelho curvo. As pessoas estão distribuídas pelo ambiente, algumas em pé e outras caminhando, interagindo aparentemente com elementos no chão. O piso tem objetos pretos hemisféricos e algumas folhas ou imagens coloridas espalhadas, que parecem ser parte de uma atividade ou instalação artística. O grupo aparenta estar participando de uma experiência coletiva ou performática, com uma disposição que sugere concentração ou atenção ao espaço ao redor.

No último dia 30 de novembro, o Parque Salvador Arena, em São Bernardo do Campo/SP, foi palco de uma experiência inovadora: a intervenção Trajetórias: do indivíduo à coletividade. Promovida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do município, a atividade convidou a população a refletir sobre o consumo excessivo e seu impacto na sociedade e no meio ambiente.

O evento, parte do projeto Educação Ambiental Transpessoal, buscou abordar a relação intrincada entre desejos individuais, pressões culturais e comportamentos sociais, propondo uma jornada interativa que uniu teoria e prática para estimular a conscientização. A iniciativa, liderada pelas pesquisadoras Luciana Aparecida Farias e Cristina Rossi Nakayama, utiliza uma abordagem inovadora que combina perspectivas eco-históricas, decoloniais, biológicas e psicossocioculturais, promovendo um olhar mais integral e empático sobre os desafios socioambientais.

Metodologia colaborativa e protagonismo

A intervenção foi construída de forma colaborativa, inspirada em práticas teatrais que rompem com hierarquias tradicionais. Contou com a participação ativa dos membros do grupo de estudo em Educação Ambiental Transpessoal, composto por estudantes de mestrado e profissionais da educação básica, não apenas na elaboração do conteúdo e formato da intervenção como também na condução das atividades no parque.  Os(As) participantes também foram transformados(as) em autores(as) e pesquisadores(as) do processo, explorando a complexidade dos temas socioambientais a partir de suas vivências. Essa metodologia permitiu que tanto a equipe do projeto quanto a comunidade se tornassem agentes ativos(as) na construção de uma visão mais sustentável e coletiva.

A imagem mostra um grupo de seis pessoas posicionadas sobre um palco ou plataforma elevada em um espaço amplo e curvo, com paredes brancas e um painel vermelho ao fundo. As pessoas estão alinhadas lado a lado e demonstram expressões concentradas ou reflexivas, algumas com as mãos no rosto. Todas usam crachás, indicando participação em algum tipo de evento ou atividade organizada.  No canto esquerdo, uma pessoa está tirando uma foto ou gravando algo com um celular, posicionada fora do alinhamento principal. Na parte inferior esquerda da imagem, há um cavalete de madeira com uma tela ou papel em branco, sugerindo a presença de elementos artísticos no ambiente. O local também tem objetos escuros e hemisféricos espalhados pelo chão, que podem ser parte de uma instalação ou proposta interativa. Ao fundo, é possível observar um ambiente externo com árvores e vegetação através de uma abertura na estrutura.

Impactos e perspectivas

O evento contou com atividades interativas, incluindo rodas de conversa e exibição de vídeos, que estimularam discussões sobre como o consumo é moldado por fatores emocionais e sociais. Além disso, a ação reforçou o papel transformador da Educação Ambiental Transpessoal, que busca superar a separação entre educador e comunidade, promovendo experiências que impactam tanto os(as) participantes quanto os(as) organizadores(as).

“Essa proposta, desenvolvida a partir do Campus Diadema da Unifesp, é um exemplo de como ensino, pesquisa e extensão podem se integrar para gerar impacto na sociedade. Ao final da intervenção, ficou clara a necessidade de continuarmos repensando nossos hábitos de consumo e promovendo ações que unam o conhecimento acadêmico às demandas e vivências da comunidade”, relata a professora Luciana.

Um convite à reflexão

Para a professora Cristina, a intervenção Trajetórias: do indivíduo à coletividade foi mais do que uma intervenção. “Foi um chamado para que todos(as) nós reavaliemos nossas prioridades e ações em busca de um futuro mais consciente e sustentável. Essa foi apenas uma etapa de um movimento maior, que convida todos(as) a se tornarem protagonistas na transformação da relação entre indivíduo, coletividade e meio ambiente”, conclui.

A imagem mostra um grupo de 12 pessoas posando juntas de forma descontraída em frente a uma parede vermelha curva, em um espaço amplo e iluminado. Algumas pessoas fazem gestos animados com as mãos, como acenos ou sinais de vitória, enquanto outras sorriem diretamente para a câmera, criando um clima de descontração e celebração.  No chão, há objetos hemisféricos pretos e folhas com imagens ou desenhos coloridos espalhados, sugerindo que o local é parte de uma instalação artística ou atividade coletiva. O grupo parece estar em um momento de confraternização ou encerramento de uma experiência em grupo, todos usando crachás que indicam participação em um evento organizado. A disposição das pessoas e o ambiente sugerem uma interação criativa e colaborativa.

Fotos: Evision Edições Audiovisuais

 

Artigos relacionados