Transformando consumo em consciência socioambiental: ação extensionista propõe reflexão coletiva em São Bernardo do Campo
Atividade abordou o consumo excessivo e seu impacto na sociedade e no meio ambiente
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No último dia 30 de novembro, o Parque Salvador Arena, em São Bernardo do Campo/SP, foi palco de uma experiência inovadora: a intervenção Trajetórias: do indivíduo à coletividade. Promovida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do município, a atividade convidou a população a refletir sobre o consumo excessivo e seu impacto na sociedade e no meio ambiente.
O evento, parte do projeto Educação Ambiental Transpessoal, buscou abordar a relação intrincada entre desejos individuais, pressões culturais e comportamentos sociais, propondo uma jornada interativa que uniu teoria e prática para estimular a conscientização. A iniciativa, liderada pelas pesquisadoras Luciana Aparecida Farias e Cristina Rossi Nakayama, utiliza uma abordagem inovadora que combina perspectivas eco-históricas, decoloniais, biológicas e psicossocioculturais, promovendo um olhar mais integral e empático sobre os desafios socioambientais.
Metodologia colaborativa e protagonismo
A intervenção foi construída de forma colaborativa, inspirada em práticas teatrais que rompem com hierarquias tradicionais. Contou com a participação ativa dos membros do grupo de estudo em Educação Ambiental Transpessoal, composto por estudantes de mestrado e profissionais da educação básica, não apenas na elaboração do conteúdo e formato da intervenção como também na condução das atividades no parque. Os(As) participantes também foram transformados(as) em autores(as) e pesquisadores(as) do processo, explorando a complexidade dos temas socioambientais a partir de suas vivências. Essa metodologia permitiu que tanto a equipe do projeto quanto a comunidade se tornassem agentes ativos(as) na construção de uma visão mais sustentável e coletiva.
Impactos e perspectivas
O evento contou com atividades interativas, incluindo rodas de conversa e exibição de vídeos, que estimularam discussões sobre como o consumo é moldado por fatores emocionais e sociais. Além disso, a ação reforçou o papel transformador da Educação Ambiental Transpessoal, que busca superar a separação entre educador e comunidade, promovendo experiências que impactam tanto os(as) participantes quanto os(as) organizadores(as).
“Essa proposta, desenvolvida a partir do Campus Diadema da Unifesp, é um exemplo de como ensino, pesquisa e extensão podem se integrar para gerar impacto na sociedade. Ao final da intervenção, ficou clara a necessidade de continuarmos repensando nossos hábitos de consumo e promovendo ações que unam o conhecimento acadêmico às demandas e vivências da comunidade”, relata a professora Luciana.
Um convite à reflexão
Para a professora Cristina, a intervenção Trajetórias: do indivíduo à coletividade foi mais do que uma intervenção. “Foi um chamado para que todos(as) nós reavaliemos nossas prioridades e ações em busca de um futuro mais consciente e sustentável. Essa foi apenas uma etapa de um movimento maior, que convida todos(as) a se tornarem protagonistas na transformação da relação entre indivíduo, coletividade e meio ambiente”, conclui.
Fotos: Evision Edições Audiovisuais